Em parceria com Clínica da Criança, APOGEU lança Campanha de Vacinação contra a Gripe

Com a ameaça constante da Covid-19, a imunização contra a gripe torna-se mais importante do que nunca. Sabe por quê? A vacinação resguarda a população de doenças que possam impactar o sistema imunológico, ou seja, é essencial para blindar o organismo contra agentes infecciosos e bacterianos.

Em tempos de uma crise pandêmica, como ocorre atualmente, uma campanha como a de prevenção contra a gripe não só diminui a incidência de casos de Influenza, como também facilita no diagnóstico preciso para o Coronavírus.

Pensando nisso, a Rede de Ensino APOGEU se une à Clínica da Criança, em parceria em parceria com o SINEPE e os Laboratórios GSK e Sanofi, para o lançamento da campanha de vacinação contra a Gripe, também conhecida como Influenza ou H1N1.

 

Público-alvo

Pais e responsáveis de alunos, professores e colaboradores da Rede de Ensino APOGEU e seus dependentes. Lembrando que a campanha é válida apenas na cidade de Juiz de Fora.

 

Indicação

Para todas as pessoas a partir de seis meses de vida, principalmente aquelas com maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicações e a forma grave da doença.

 

Contraindicação

Pessoas com alergia grave (anafilaxia), a algum componente da vacina de gripe ou a dose anterior.

 

Reações adversas

A vacina apresenta baixo índice de reações, sendo as mais comuns: dor no local da aplicação e febre.

 

Como vacinar

Para garantir a vacinação, preencha os dados no formulário.

 

 

Agora, basta agendar data e horário por meio do telefone: (32) 4009-4808. Lembre-se de levar um documento de identidade com foto e o cartão de vacinação. No caso de professores e colaboradores, é imprescindível a apresentação do contracheque.

A vacinação será realizada por uma equipe de profissionais de saúde da Clínica da Criança, nas dependências da própria clínica. Será utilizada a vacina Influvac trivalente, dos Laboratórios GSK e Sanofi, e o valor cobrado mediante parceria com o SINEPE será de R$125 reais por dose, estando também disponível para vacinação dos pais e responsáveis.

Essa condição é ESPECIAL para alunos e familiares APOGEU.

 

Não confunda resfriado com gripe

A gripe, que muitos confundem com o resfriado, é uma doença causada por diferentes tipos vírus da Influenza, podendo levar a quadros de febre alta, dificuldade para respirar, e em casos graves pode levar à internação e até mesmo óbitos.

Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que aconteçam cerca de um bilhão de casos de gripe todos os anos no planeta, com 291 mil a 646 mil mortes. No Brasil, de acordo com informações preliminares do Ministério da Saúde, até 29 de fevereiro deste ano foram registrados 90 casos, com seis mortes — em 2019, houve 5.714 casos e 1.109 óbitos. A título de comparação, sua letalidade é de 0,1% e a do coronavírus, 3,4%.

 

Qual o tipo de vacina em 2021?

Todo ano, a OMS investiga quais são os tipos de vírus Influenza que estão circulando pelo mundo para definir as cepas que a vacina daquele período vai combater. É por isso que o imunizante precisa ser dado anualmente.

São produzidas uma versão para o hemisfério Norte do planeta e outra para o Sul – onde está o Brasil. As cepas contempladas na vacina trivalente da gripe de 2021 do nosso país são:

  • A/Victoria/2570/2019 (H1N1) pdm09;
  • A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2);
  • B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria)

Esse é o imunizante disponível na rede pública. Já nas clínicas particulares, também dá para encontrar a vacina tetravalente. Além de resguardar contra as três cepas citadas acima, ele ainda evita a do tipo B/Phuket/3073/2013 (B/Phuket/3073/2013, tipo selvagem).

 A vacina é produzida com vírus mortos, por isso não pode causar a gripe nos pacientes imunizados. É recomendada inclusive para pacientes com imunidade comprometida.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a Clínica da Criança por meio do telefone: (32) 4009-4808.

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"