Tudo que você precisa saber sobre a EFOMM

Nos dias 29 e 30 de agosto, haverá mais um concurso da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Por isso, a Rede de Ensino APOGEU preparou um material com tudo o que você precisa saber antes de ingressar na carreira militar. Confira:

O que é a EFOMM?

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante é um centro de referência na América Central, América do Sul e parte da África na formação de oficiais altamente qualificados. Na EFOMM, são formados oficiais em duas opções de cursos: Náutica e Máquinas. Ambos estudam em regime de internato durante três anos. O curso tem dois períodos, desenvolvido em oito semestres:

• Acadêmico: São seis semestres ou três anos em regime de internato;

• Estágio: Dois semestres ou um ano embarcado para o curso de Náutica; um semestre para o curso de Máquinas;

Após o término do Ensino Médio, o aluno, obrigatoriamente, realiza o Estágio de Praticante (PREST) a bordo de embarcações mercantes utilizadas na navegação marítima e no apoio marítimo, exclusivamente em empresas indicadas pelos Centros de Instrução. A duração mínima é de 12 meses e máximo de 24 meses.

Durante os semestres acadêmicos, os alunos já são considerados militares. Após a declaração de praticantes, os alunos são desligados do Serviço Ativo da MB e incluídos na Guarda-Marinha Reserva. Nessa fase, já são regidos pelas Normas do Ensino Profissional Marítimo (EPM) e o Regimento Interno dos Centros de Instrução.

Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior) e passará a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º Tenente.

Duração

Quatro a cinco anos (são três anos no Ensino Médio e até dois anos no Estágio de Praticante).

Quem pode participar?

Candidato com idade mínima de 17 e máximo de 23 anos até 01 de janeiro do ano da matrícula.

Localização

As atividades de ensino são desenvolvidas no Rio de Janeiro (Centros de Instrução Almirante Graça Aranha) e Belém (Almirante Braz de Aguiar). Vagas CIAGA (100 Vagas) – CIABA (80 Vagas).

Bolsa-Auxílio

Aproximadamente R$1.200,00

Salário

Aproximadamente R$7.206,00

 

Como se preparar?

As turmas militares da Rede de Ensino APOGEU têm como objetivo a preparação integral para os concursos militares.  Além de uma equipe experiente de professores e orientadores exclusivos, os alunos têm acesso a um material de altíssima qualidade.

Durante o curso, oferecemos vários simulados aos finais de semana que servem de apoio para uma orientação de estudo consistente, deixando claro o que se deve melhorar. Já são mais de dois mil aprovados, o que faz do APOGEU a instituição de Minas Gerais que mais aprova em concursos militares.

Para alunos de outras cidades, existe a possibilidade de alojamento em nossa própria unidade. Faça contato com nossa Central de Atendimento por meio do telefone (32) 3026-6210.

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"