Saiba mais sobre o Instituto Tecnológico da Aeronáutica

Excelência e disciplina. Essas são as duas palavras que definem o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

A instituição é reconhecida com uma das melhores faculdades de Engenharia do Brasil. Por esse motivo, o vestibular é concorridíssimo: só em 2016 foram 113 candidatos por vagas.

A grande vantagem é que os alunos já saem com uma colocação praticamente certa no mercado de trabalho.

O ITA, criado em 16 de janeiro de 1954, é um instituto ligado ao Comando da Aeronáutica. A instituição está localizada em São José dos Campos/SP e oferece os seguintes cursos de graduação: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia da Computação e Engenharia Aeroespacial.

Durante o primeiro ano, os alunos fazem o CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva) – curso de instrução militar, que tem como objetivo apresentar a doutrina da Força Aérea. Além disso, nos dois primeiros anos, o estudante cursa o ciclo fundamental da engenharia e, após, inicia o curso profissional, onde escolhe uma das especializações oferecidas.

Assim como o Instituto Militar de Engenharia, o ITA permite que o aluno escolha entre a carreira militar ou civil.

Case opte pela Militar, ele já tem garantido o cargo de Engenheiro da Força Aérea Brasileira.

O ITA oferece ainda cursos de mestrado e doutorado.

 

Processo de Admissão

Para ingressar na instituição, é necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio. Além disso, só podem se inscrever estudantes com idade máxima de 23 anos.

Em 2017, as provas do vestibular serão realizadas entre os dias 12 e 15 de dezembro. Essa fase é chamada de Exame de Escolaridade e abrange as provas de Física, Inglês, Matemática, Português e Química, com questões discursivas e de múltipla escolha e redação.

Os aprovados no Exame de Escolaridade realizam também a Avaliação Médica para comprovação da aptidão física.

A grande novidade deste ano é que a prova de português vai exigir três obras literárias: Senhora (José de Alencar), Quincas Borbas (Machado de Assis) e São Bernardo (Graciliano Ramos).

As inscrições para o Vestibular 2018 podem ser realizadas até o dia 15 de setembro. Clique aqui e inscreva-se!

Turma ITA/IME APOGEU

A Rede de Ensino APOGEU oferece preparação específica para os alunos que sonham com o ingresso no Instituto Militar de Engenharia (IME) e no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) .

A Turma IME/ITA é focada na preparação para os vestibulares mais difíceis do país.

Por isso, os professores têm o objetivo de aprofundar os temas exigidos nas provas e o conteúdo do Ensino Médio, mostrando aos estudantes novas abordagens, técnicas e pontos de vistas que não estão inseridos na proposta pedagógica das escolas regulares.

A excelência da Turma ITA/IME pode ser comprovada por meio dos resultados alcançados: já são mais 81 alunos aprovados!

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"