Retorno presencial em Juiz de Fora

Queridas famílias e responsáveis de alunos!

Esperamos que todos estejam bem e com saúde! O motivo do nosso contato diz respeito à retomada das atividades presenciais nas escolas de Juiz de Fora (MG).

Neste momento, afirmamos com convicção e segurança: estamos preparados!

Fiquem tranquilos! A partir do dia 02 de agosto, anunciaremos como serão os encontros com os pais e responsáveis para comunicarmos os próximos passos. Todos os detalhes serão devidamente explicados pelos diretores de unidades, que apresentarão os procedimentos de retorno em suas respectivas atividades.

MHA: o fio condutor do nosso retorno presencial

Ao longo do tempo, avançamos com a oferta do Movimento Híbrido de Aprendizagem (MHA). Hoje, ele se apresenta como um modelo estável, capaz de garantir a continuidade pedagógica independente das incertezas e expectativas do atual contexto pandêmico.

O MHA é sustentado por quatro pilares, que dialogam diretamente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Espaço de Aprendizado Individualizado, Interatividade On-line, Orientação Pedagógica e Presencial. Juntos, a partir da volta presencial, eles garantirão a melhor experiência de aprendizagem para o aluno, sem a necessidade de mudanças bruscas na rotina de estudos e, sobretudo, valorizando a isonomia de aprendizado.

 Entenda como será o retorno

A partir da autorização do retorno, nos apoiaremos essencialmente no nosso quarto pilar: o Presencial, como uma referência de suporte e acolhimento aos alunos e famílias.Ressaltamos que aquele que não se sentir confortável com a volta à escola tem a possibilidade de manter os filhos em casa, sem nenhum tipo de impacto negativo no aprendizado. Seguimos valorizando a percepção de que é possível aprender de maneiras diferentes, recebendo os estímulos certos e as ferramentas adequadas.

Quem optar pelo retorno gradativo pode ter a certeza de que estamos prontos. Para além das instalações, totalmente reestruturadas, colocamos todos os componentes curriculares em igualdade de importância. Sabemos que a ausência da sala de aula ao longo dos meses gerou novos costumes, novas relações, novos hábitos. Somam-se a isso os possíveis impactos no processo de aprendizagem. Portanto, neste retorno, entendemos que a melhor forma de acolher nosso aluno é inserindo-o gradualmente no dia-a-dia da escola. Para isso, monitoria no contraturno, aulas de aprofundamento, atividades lúdicas, makers, socioemocionais, além dos salões de aprendizagem, serão algumas das opções para garantirmos a socialização e convivência.

Por dentro dos outros pilares

Pilar 01) Espaço de Aprendizado Individualizado:Por meio dos Roteiros de Aprendizagem (RAps), promovemos um momento de aprendizado individual, que se encaixa à rotina de cada um.

Pilar 02) Interatividade On-line:Professores dão continuidade ao que o aluno absorveu no Espaço de Aprendizado Individualizado, assegurando a compreensão dos RAps.

Pilar 03) Orientação Pedagógica:São momentos de atendimento a pequenos grupos, direcionados pelo Plano de Orientação Pedagógica (POP), um guia semanal em que os professores orientam como o aluno estuda.

Para mais informações sobre o MHA, clique AQUI.

Lembramos que, a partir de agora, vocês receberão informações recorrentes sobre o avanço de cada um dos pilares e como eles estão atrelados ao nosso processo de retomada presencial. Acompanhem também as publicações sobre o retorno em nossas redes sociais.

Agradecemos toda confiança depositada no APOGEU, na certeza de que receberemos nossos alunos da forma mais segura e acolhedora possível.

Saudações carinhosas!

Equipe APOGEU.

 

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"