Quer se tornar um soldado? Conheça as áreas e opções para a sua carreira militar

Hoje, 25 de agosto, é comemorado o Dia do Soldado e, diferentemente do que parte das pessoas imagina, o cargo de soldado não é exclusivo ao exército. Quem se alista para prestar serviços na Defesa do país, seja no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica, além das corporações ligadas ao Estado, como o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, pode atingir o cargo, respeitando a hierarquia de cada instituição. Pensando nisso, o Blog APOGEU traz as opções para quem deseja iniciar uma carreira militar e como você pode atingir esse objetivo.

Aeronáutica

A Aeronáutica é responsável por cuidar do espaço aéreo brasileiro. A FAB (Força Aérea Brasileira) aceita homens e mulheres, para apoio logístico, infraestrutura ou aviação. O cargo de soldado aparece na 1ª e 2ª classes. O cargo mais alto que você pode atingir é de Marechal do Ar.

Para seguir carreira na FAB, existe uma série de concursos, dentre eles, EPCAr (Escola Preparatória de Cadetes no Ar), EEAr (Escola de Especialistas da Aeronáutica), ITA (Instituto de Tecnologia da Aeronáutica) e AFA (Academia da Força Aérea). Para todos esses, o APOGEU oferece curso preparatório formado por professores especialistas. Você pode se inscrever, clicando aqui.

Exército

O Exército Brasileiro (EB) é uma das três forças armadas responsáveis pela defesa do país. É o representante do estado em terra, com o intuito de garantir o desenvolvimento e bem-estar das pessoas. A carreira militar oferece estabilidade e mais chances de ingresso. Por meio de concursos públicos para militar de carreira, aprovação para militar temporário e alistamento obrigatório, você pode ter chance de entrar para o EB. Se quiser saber sobre os meios, para entrar no Exército Brasileiro, acesse o site oficial. 

A Rede de Ensino APOGEU oferece cursos preparatórios para quem deseja ser militar de carreira. Nossas turmas são focadas na EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), ESA (Escola de Sargentos das Armas), IME (Instituto Militar de Engenharia) e CMJF (Colégio Militar de Juiz de Fora). Você pode fazer sua inscrição por aqui.

O cargo de soldado é o primeiro para quem ingressa no Exército. A patente mais alta é de Marechal.

Marinha

A Marinha é a responsável por conduzir operações navais e proteger as águas do Brasil. Sua chance de entrar para esta Força Armada é por meio de concurso público (carreira naval, estabilidade) e processo seletivo do Serviço Militar Voluntário para Oficiais temporários (vínculo com a Marinha renovado anualmente, podendo chegar a oito anos). Com o APOGEU, você pode se preparar para o CN (Colégio Naval) e/ou para a EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante).

A patente de Almirante é a mais alta da Marinha Brasileira.

Polícia Militar

A Polícia Militar é responsável pelo cumprimento da lei nas ruas do território brasileiro. Os concursos variam para cada estado. Em Minas Gerais, o edital deste ano estabeleceu piso salarial de R$3.962,23 para o cargo de soldado. As inscrições e a prova já foram realizadas e o APOGEU, inclusive,preparou um curso preparatório específico.

Na PM, o posto mais alto é o de coronel.

Os concursos militares acontecem ao longo do ano. Fique ligado que o APOGEU abre turmas para os mais concorridos do Brasil com aulas ao vivo, abordagem teórica e prática, exercícios e simulados, além de uma equipe de professoras especializada em cada segmento.  

Inscreva-se!

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"