Quer fazer intercâmbio? O Enem pode ser o melhor caminho

Essa semana, foi comunicada a queda do Ciências sem Fronteiras, projeto que incentivava a iniciação cientifica de alunos da graduação no exterior.

Se você tem a intenção de estudar fora do país, não fique triste: em Portugal, são oito instituições que aceitam o Enem como forma de ingresso.

O desempenho exigido no Enem é conforme a universidade, assim como as mensalidades, requisitos e custos com hospedagem e alimentação.

Veja quais são as 8 instituições de ensino superior que aceitam o Enem no processo seletivo.

1. UNIVERSIDADE DE COIMBRA

A universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo, oferece um informativo para os brasileiros interessados no seu ingresso. Confira no site da universidade

2. UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR (COVILHÃ)

Localizada no meio do triângulo Porto-Lisboa-Madri, a UBI fica localizada na cidade de Covilhã, interior de Portugal. Com alojamentos e programas de integração para brasileiros, a UBI tem um setor responsável só para a recepção de intercambistas.

3. UNIVERSIDADE DO ALGARVE

universidade mais prestigiada do Sul de Portugal fica localizada em Faro, uma das cidades mais turísticas do pais.

4. INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO

Situado numa das cidades mais charmosas de Portugal, o IPP é um dos institutos mais procurados por brasileiros por dispor de seis alojamentos para atender os alunos vindos de outros países.

5. INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA

Instituto Politécnico contém programas de mestrado, pós-graduações, licenciaturas, cursos técnicos superiores e cursos especializados para estudantes internacionais. Ao todo, são 11.000 estudantes envolvidos na cidade de Leiria, na região central do país.

6. INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTOALEGRE

A cidade de Portoalegre (Não é Porto Alegre) fica bem na divisa entre Portugal e Espanha e é a capital com a menor população do país. O IPPortoalegre conta com quatro escolas. São disponibilizadas 100 vagas para brasileiros.

7. INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA

Localizada na cidade de Beja, região do Alentejo, o IPBeja é constituído por quatro escolas e recebe até 2.000 estudantes. Tem como destaque os cursos técnicos superiores especializados.

8. INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E AVE

Criado em 1994, o IP Cávado e Ave oferece oito licenciaturas de áreas cientificas do design e tecnologias, cinco mestrados e dois cursos de especialização.

Mas se o seu foco não é a “terrinha”, algumas universidades oferecem programas para quem almeja estudar além da nossa fonteira. É o caso da Universidade Federal de Juiz de Fora que por meio do programa PII GRAD, tem parceria com 44 instituições estrangeiras nos cinco continentes. Para mais informações de como participar do programa,entre no site do SRI e confira.

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"