Qual é a importância do dever de casa?

O dever de casa é uma poderosa ferramenta educacional para estimular o processo de aprendizagem e fazer com que os estudos se tornem mais produtivos.

Pesquisas realizadas por educadores mostram que 43,2% dos alunos que não fazem o dever de casa apresentam piores desempenhos nos estudos, o que compromete diretamente a vida escolar.

As lições de casa cumprem um papel fundamental no processo de autoaprendizagem, autoconhecimento, reflexão, expressão e crescimento pessoal. Além disso, as tarefas servem como um instrumento de avaliação, já que os professores podem observar o desempenho do aluno e enxergar possíveis dificuldades.

Para incentivar os alunos a fazerem os deveres de casa é necessário desenvolver atividades escolares com estratégias e objetivos voltados a proporcionar um melhor aprendizado.

Já os pais precisam enxergar que cumprem um papel fundamental na vida escolar do filho. Por isso, independente da faixa etária, é importante que eles acompanhem as tarefas extraclasses.

Confira alguns dos benefícios que as lições de casa trazem para a vida escolar dos alunos:

1 – Assimilação do conteúdo

Para assimilação do conteúdo é necessário que o aluno pratique muito (principalmente fora do ambiente escolar). Algumas matérias, como matemática, exigem uma prática mais intensa através de exercícios para fixação.

2 – Competências Adicionais

A lição de casa faz com que o aluno desenvolva competências adicionais que, muitas vezes, não são desenvolvidas na escola por falta de tempo.

3 – Autodisciplina

A autodisciplina é a habilidade mais difícil de ser trabalhada. Assim, os deveres de casa ensinam o aluno a desenvolver essa competência – que chega acompanhada de outras características como auto-responsabilidade, organização e capacidade de concentração – na prática.

4 – Capacidade de Memorização

O dever de casa faz com que o conteúdo ensinado permaneça mais tempo na memória do aluno. Isso ocorre, porque informações duplicadas são registradas com maior facilidade pelo cérebro.

5 – Desenvolvimento do Hábito de Estudo

A freqüência das lições de casa possibilita que o estudante estabeleça uma rotina, o que contribui para o desenvolvimento cognitivo e, conseqüente, para o hábito de estudo.

 

Confira também: Você acompanha a vida escolar do seu filho? 

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"