Quais são os benefícios das aulas de teatro para a vida escolar?

O teatro é uma arte milenar que sensibiliza, emociona e transforma. Por isso, a dramatização é uma ferramenta importante no desenvolvimento humano.

A Rede de Ensino APOGEU oferece as aulas de teatro em parceria com o Close Formação Artística.

As turmas são divididas por faixas etárias e abordam programas específicos. Os alunos acima de 14 anos, por exemplo, entram no grupo de formação profissional, onde as atividades são divididas em dois módulos: percepção artística e técnico profissional.

A percepção artística trabalha alguns elementos específicos – como o corpo, a voz e a mente – para estimular o desenvolvimento do aluno como pessoa e artista. Já o técnico profissional é um módulo direcionado para os estudantes que queiram se profissionalizar no teatro.

Mas, como a vivência teatral é importante para a vida escolar do aluno?

Abaixo, o roteirista, diretor e criador do método do Close Formação Artística, Trajano Amaral, explica como as técnicas do curso impactam positivamente na vida escolar dos alunos. Confira:

 

1 – Qual é a importância da vivência teatral na escola?

[Trajano Amaral] – A vivencia teatral é essencial quando se pensa na expansão do olhar astístico do aluno e no olhar que ele desenvolverá sobre a sociedade.

O grande objetivo do curso de teatro na escola é criar processos de interação entre os estudantes e o consumo consciente da arte.

Quando uma instituição opta por oferece as aulas, ela está diretamente envolvida no consumo da arte e na produção artística dos alunos.

Por isso, é necessário que as aulas de teatro sejam ministradas por um profissional capacitado para que todo o processo possa ser transmitido de forma proveitosa e correta.


2 – Quais são os benefícios que as aulas de teatro trazem para os alunos?

[Trajano Amaral] – A interação é um dos grandes benefícios proporcionados pelo teatro.  Ao se envolver com a arte, o aluno começa a interagir com os colegas e aprende a trabalhar em grupo, ouvir e escutar e aceitar as diferenças. Tudo isso contribui para a formação humana desse jovem!

Além disso, outros benefícios chegam de forma mais intensa como a capacidade de pensar, de se concentrar, de criar e de falar em público.  

A arte é feita para ser apresentada e levada as pessoas.  Assim, o aluno acaba se tornando um indivíduo mais sério e comprometido com a realidade.  

3 – Podemos dizer que as aulas de teatro contribuem diretamente com o processo de aprendizagem?

[Trajano Amaral] – As aulas de teatro auxiliam no desenvolvimento da Inteligência Emocional e no aumento da capacidade de concentração. Assim, o processo de ensino se torna mais eficiente, já que o aluno desenvolve habilidades para absorver e entender o conteúdo.

Além disso, as aulas permitem que o estudante passe a gostar de aprender, o que contribui mais ainda para o aumento da qualidade do aprendizado.

 Para outras informações, os pais e alunos interessados podem ir até a secretaria do APOGEU ou na sede do Close Formação Artística (R. Oscar Vidal, 307/903 – Centro).

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"