Ensino Fundamental II (Anos Finais)

Na segunda metade do Ensino Fundamental, os professores desenvolvem com os alunos conceitos essenciais e aplicações práticas dentro de cada disciplina, incentivando o relacionamento.

Além disso, sempre primando pela excelência e bons resultados acadêmicos, o APOGEU trabalha com o Projeto Hábitos de Estudos, que tem como principal objetivo estimular o aluno a ter disciplina e aprender!

Também trazemos a proposta do Projeto Maker, que perpassa pelas disciplinas, com a proposta da aprendizagem significativa. Por meio de pequenos projetos, eles colocam a “mão na massa” e tornam-se protagonistas no processo de aprendizagem.

No dia a dia escolar, a Rede assegura a sistematização dos conteúdos e o sucesso da relação ensino-aprendizagem, buscando educar para a ética, a solidariedade, a responsabilidade e a afetividade.

Entendendo que os alunos têm múltiplas inteligências, inserimos em nossa proposta pedagógica o trabalho com projeto interdisciplinar, que visa, principalmente, o desenvolvimento de competências e habilidades que farão toda a diferente no processo de construção da autonomia do aluno.

 

Perfil dos alunos

Turma

Faixa Etária

6º Ano

11 anos completos até 31 de março do ano letivo

7º Ano

12 anos completos até 31 de março do ano letivo

8º Ano

13 anos completos até 31 de março do ano letivo

9º Ano

14 anos completos até 31 de março do ano letivo

 

 

Carga Horária: 28 aulas semanais + 2 aulas de prova semanal.

Disciplinas:

 

6º ano

7º e 8º ano

9º ano

Artes

Arte

Arte

Ciências da Natureza

Ciências da Natureza

Física / Química / Biologia (Experimentos)**

Educação Física*

Educação Física*

Educação Física*

Educação para o Consumo

Educação para o Consumo

Educação para o Consumo

Filosofia

Filosofia

Filosofia

Geografia

Geografia

Geografia

História

História

História

Inglês

Inglês

Inglês

Produção de Texto

Produção de Texto

Produção de Texto

Língua Portuguesa

Língua Portuguesa

Língua Portuguesa

LIV – Laboratório Inteligência de Vida

LIV – Laboratório Inteligência de Vida

LIV – Laboratório Inteligência de Vida

Matemática 1 e Matemática 2

Matemática 1 e Matemática 2

Matemática 1 e Matemática 2

Jogos Matemáticos

Desenho Geométrico

Fundamentos da Matemática

Inovação – Maker

Inovação – Maker

Inovação – Maker

*As aulas de Educação Física são obrigatórias para os alunos e têm carga horária idêntica a todas as disciplinas.

** No caso do 9º ano, as disciplinas de Biologia, Física e Química serão trabalhadas por meio de experimentos, exemplificando aos alunos de forma prática a importância desses conteúdos no ensino médio.

No caso do 9º ano, a disciplina Fundamentos da Matemática abordará uma revisão completa do Fundamental Anos Finais, de forma que o aluno tenha uma base matemática completa, se preparando para o Ensino Médio.

LIV – Laboratório Inteligência de Vida

No Fundamental Anos Finais, os alunos são apresentados a diferentes disciplinas e professores, iniciando um processo de maior cobrança em relação ao estudo formal. Em paralelo vivenciam um momento repleto de transformações: a adolescência. Nesse contexto, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais se torna ainda mais indispensável, facilitando a relação interpessoal, intrapessoal e na vivência de novos desafios do século XXI.

O currículo para essa faixa etária é pautado em seis habilidades principais, são elas: perseverança, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e colaboração. Para auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades, trabalhamos com temáticas e ferramentas conectadas com a linguagem dos alunos. As aulas se dividem em jogos, projetos e séries audiovisuais, engajando-os ainda mais no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

O grande sucesso desse programa nesse segmento são três seriados desenvolvidos exclusivamente para o LIV, Laboratório Inteligência de Vida, que trazem temáticas importantes para serem discutidas em sala de aula. O objetivo é, a partir da conexão dos alunos com os personagens e atores, abordar o socioemocional de maneira mais significativa.

Educação para o Consumo

A Educação para o Consumo é hoje um diferencial no Ensino Fundamental da Rede APOGEU, visto a necessidade crescente de despertar a consciência financeira e social nas novas gerações, para que estes atuem de forma consciente no mundo.

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Atividades Extraclasses

            O colégio oferece atividades paralelas como Olimpíadas (Matemática, de Física, de Biologia, de Astronomia), possibilidade de atuar em projetos artísticos (como coral, teatro), entre outras, permitindo ao aluno o enriquecimento na sua formação acadêmica.

  Serviços de Apoio Pedagógico (SAP)

– Atendimento individualizado – Método de trabalho: Cada aluno tem 3 encontros individuais e 3 encontros em grupo com seu orientador de estudos.

  • Trabalho de conhecimento de cada aluno para garantir o máximo de seu desenvolvimento.
  • Organização de estudos personalizada.
  • Alinhamento com o projeto de Monitoria para sanar dificuldades ou projetos de aprofundamento para maximizar o desenvolvimento do aluno Apogeu.

– Monitoria: As atividades de monitoria são atendimentos com horário estabelecido de acordo com a disponibilidade dos monitores. A monitoria não consiste em aulas particulares, os atendimentos têm o objetivo de sanar dúvidas pontuais, pertinentes ao conteúdo ministrado em sala de aula ou contido no material didático. A monitoria atende durante o ano letivo, inclusive no período de recesso de julho, quando os alunos que não alcançaram a média podem se preparar para as provas de Recuperação Semestral.

– Plataforma Adaptativa: A Plataforma Adaptativa é uma solução educacional capaz de potencializar o aprendizado e melhorar o desempenho de cada aluno. Tem o objetivo de mostrar que domínio o aluno possui em cada parte da matéria de tal forma que possa focar nos assuntos em que apresente mais dificuldade. A Plataforma Adaptativa apresenta uma série de videoaulas, jogos, resumos e exercícios para ajudar no aprendizado e, após um ano letivo de uso, mostrar a evolução do aluno usando a escala TRI do ENEM.

– Aplicativo APOGEU: Todos os comunicados chegam até os responsáveis diretamente pelo celular em uma agenda digital inteligente. O aplicativo permite uma conexão entre pais e escola de maneira simples, segura e em tempo real.

Eventos Anuais:

  • Festa Fantasy
  • Festa Julina
  • Inter-Rede
  • Dia do Estudante
  • Olimpíadas Acadêmicas
  • Encerramento do Projeto Semestral

Diferenciais trabalhados:

As disciplinas de LIV, Educação para o Consumo, Jogos Matemáticos (6º ano), Desenho Geométrico (7º e 8º anos), Fundamentos Matemáticos (9º ano), além do Projeto Maker.

 

6º ao 9º ano Unidades: 6º ano: Benfica | Cidade Alta | Desafio | Divinópolis | Ubá • 7º ano: Benfica | Cidade Alta | Desafio | Divinópolis | Ubá • 8º ano: Benfica | Cidade Alta | Desafio | Divinópolis | Ubá • 9º ano: Benfica | Cidade Alta | Desafio | Divinópolis | Ubá

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"