Ensino Fundamental I (Anos Iniciais)

No Fundamental Anos Iniciais, a Rede de Ensino APOGEU propõe uma educação embasada no conceito de que a aprendizagem é um processo contínuo. Durante esta caminhada, é essencial uma formação educacional de excelência para que o aluno tenha as condições necessárias para a continuidade dos estudos.

O objetivo central dos Anos Iniciais é o desenvolvimento integral do aluno no aspecto físico, intelectual, psicológico e social. É nesta etapa, que a criança vivencia a transição entre o brincar despreocupado e a busca pela autonomia e organização dos estudos. Por isso, o APOGEU trabalha com o Projeto Hábitos de Estudos, que tem como principal objetivo estimular o aluno a ter disciplina e aprender!

Além do conteúdo proposto pela legislação, a rede de ensino APOGEU oferece ao aluno a oportunidade de desenvolver outras habilidades através das aulas de Educação para o Consumo e Projeto Maker.

Entendendo que os alunos têm múltiplas inteligências, inserimos em nossa proposta pedagógica o trabalho com projeto interdisciplinar, que visa, principalmente, o desenvolvimento de competências e habilidades que farão toda a diferente no processo de construção da autonomia do aluno.

Os projetos literários também são amplamente trabalhados ao longo do ano, em todas as turmas, de acordo com a faixa etária, com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura, a produção textual e o aprendizado contextualizado, além de proporcionar momentos de trocas, visita de autores e exposição dos trabalhos desenvolvidos.

O colégio oferece atividades paralelas como Olimpíadas, possibilidade de atuar em projetos artísticos (como coral, teatro), escolinhas extra turno, entre outras, permitindo ao aluno o enriquecimento na sua formação acadêmica.


Perfil dos alunos

Turma

Faixa Etária

1º Ano

6 anos completos até 31 de março do ano letivo

2º Ano

7 anos completos até 31 de março do ano letivo

3º Ano

8 anos completos até 31 de março do ano letivo

4º Ano

9 anos completos até 31 de março do ano letivo

5º Ano

10 anos completos até 31 de março do ano letivo

Carga Horária: 25 aulas semanais (horário parcial).

Disciplinas:

 

Artes

Ciências da Natureza

Educação Física

Educação para o Consumo**

Geografia

História

Inglês

Língua Portuguesa

LIV – Laboratório Inteligência de Vida*

Matemática

Música

Produção de Texto

Xadrez

*LIV – Laboratório Inteligência de Vida

No Fundamental Anos Iniciais, a inteligência emocional continua sendo o nosso foco. Porém, além do autoconhecimento, trabalhamos outros três importantes pilares da teoria do psicólogo Daniel Goleman: autorregulação, relacionamento e empatia. Nesse momento, diversificamos a abordagem pois entendemos que os alunos já são capazes de reconhecer e nomear os sentimentos mais complexos, como ciúme, frustração, raiva e arrependimento.

Esse trabalho será realizado por meio de livros exclusivos, da autora Blandina Franco e do Ilustrador Carlos Lollo, ganhadores do prêmio Jabuti. Em cada capítulo, os protagonistas vivenciam situações que se aproximam com as dos alunos ajudando-os a refletir sobre cada experiência.

Além disso, com os responsáveis, trabalhamos o livro Tenho Monstros na Barriga, da autora Tonia Casarin, que possibilita um espaço de discussão sobre os sentimentos em casa.

O trabalho é desenvolvido, até o 3º ano, através dos personagens Tomás, Geraldo e Fernanda, e estes são apresentados às crianças pelos fantoches e por meio de histórias que geram as discussões e debates. Já no 4º e 5º ano, a turma agora mais amadurecida, conta com personagens teens que precisam desvendar um mistério e ajudá-los a solucionar um problema.

**Educação para o Consumo

A Educação para o Consumo é hoje um diferencial no Ensino Fundamental da Rede APOGEU, visto a necessidade crescente de despertar a consciência financeira e social nas novas gerações, para que estes atuem de forma consciente no mundo.

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Serviços de Apoio Pedagógico (SAP)

– Aplicativo APOGEU: Todos os comunicados chegam até os responsáveis diretamente pelo celular em uma agenda digital inteligente. O aplicativo permite uma conexão entre pais e escola de maneira simples, segura e em tempo real.

– Monitoria: As atividades de monitoria são atendimentos com horário estabelecido pela Unidade uma vez que é identificada dificuldade do aluno. São oferecidas uma vez por semana monitoria de matemática e português (no horário após as aulas).

– Acompanhamento individualizado: Consiste na aplicação do método de orientação pedagógica desenvolvido pela equipe do APOGEU. Reúne encontros individuais, montagem e gerenciamento do plano de estudos e acompanhamento das metas acadêmicas. Através desse Apoio Pedagógico, é possível acompanhar o rendimento acadêmico e reorientar posturas, gerando otimização do tempo e do desempenho do aluno, com rápido e contínuo feedback aos pais e responsáveis. O atendimento ocorre ao longo de todo o ano letivo, através de agendamentos realizados pela equipe pedagógica, ou por demandas espontâneas apresentadas pelos alunos e/ou pelos pais.

– Monitoramento Escolar da Saúde Infantil (MESI): O Programa de Monitoramento Escolar de Saúde Infantil (MESI) foi criado para oferecer serviços interdisciplinares de atenção, prevenção e promoção de saúde em harmonia com as atividades educacionais. As ações do MESI estão divididas em dois projetos: “Atenção à Saúde” e “Prevenção e Promoção da Saúde”. O primeiro oferece uma metodologia rápida e eficaz de atendimento de qualquer desconforto físico e situações de urgência e emergência que ocorram dentro da escola. Já o segundo, trabalha ações de promoção e prevenção de saúde infantil, por meio de atividades educativas e de palestras e rodas de conversa com os pais e professores.

Eventos Anuais:

  • Carnaval
  • Páscoa
  • Dia das Mães
  • Festa Julina
  • Dia dos Pais
  • Dia da Família
  • Semana da Criança
  • Festa de Encerramento do ano letivo

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"