Educação Infantil

A Educação Infantil da Rede de Ensino APOGEU atende crianças a partir dos quatro meses de idade, em período integral ou parcial. A equipe de profissionais, professores e coordenadores trabalha para oferecer um ambiente seguro e estimulante, que contribua para o processo de desenvolvimento integral do aluno. Os trabalhos são realizados para proporcionar educação, segurança e cuidado!

    Além disso, a diferenciada proposta pedagógica facilita o desenvolvimento de uma série de Projetos Educacionais que estimulam o crescimento de competências e habilidades.

 Os projetos propostos são interdisciplinares e contemplam os seguintes eixos de aprendizagem: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Natureza e Sociedade e atendem os cinco campos de experiências – O eu, o outro e o nós / Corpo, gestos e movimentos / Traços, sons, cores e formas/ Escuta, fala, pensamento e imaginação/ Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações, além dos seis direitos de aprendizagem – conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se, apontados pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Perfil dos alunos

 

Turma

Faixa Etária

Berçário I

04 meses a 12 meses

Infantil I | Maternal I

1 ano com andar seguro

Infantil II | Maternal II

2 anos completos até 31 de março do ano letivo

Infantil III | Maternal III

3 anos completos até 31 de março do ano letivo

Infantil IV | Pré-Escola I

4 anos completos até 31 de março do ano letivo

Infantil V | Pré-Escola II

5 anos completos até 31 de março do ano letivo

Disciplinas

  • Movimento/Psicomotricidade
  • Inglês
  • Musicalização
  • Linguagens
  • Raciocínio Lógico
  • Ciências humanas e ciências da natureza
  • Atividades pedagógicas de estimulação sensorial, artísticas e voltadas às múltiplas linguagens infantis.
  • LIV – Laboratório Inteligência de Vida*
  • Projeto Maker

LIV – Laboratório Inteligência de Vida*

Para lidar com os desafios e demandas atuais, as crianças necessitam desenvolver um repertório cada vez mais elaborado de habilidades socioemocionais. As atividades, desenvolvidas por meio de material lúdico, são altamente conectadas com as crianças por meio de personagens que interagem com as experiências que as crianças vivenciam nesta faixa etária.

Assim, o Laboratório Inteligência de Vida promove experimentos focados nos sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Este é o primeiro passo para que o indivíduo aprenda a lidar com as emoções da melhor forma possível.

Inserido na grade curricular desde 2017, o LIV tem sido um importante meio para desenvolver diversas habilidades dos alunos de maneira estruturada e muito cuidadosa. Não é uma aula convencional, não há provas. É um espaço no qual é permitido falar, no qual todos os sentimentos são acolhidos.

Além da fala, a escuta ativa, a proatividade, o estímulo ao trabalho em grupo e a resiliência são outras competências trabalhadas por meio de diferentes formatos de aula: dinâmicas, projetos, jogos, histórias, fantoches e músicas focadas na reflexão e no pensamento crítico.

Projeto Maker

Com a Cultura Maker, o aprendizado é construído a partir da experimentação, da exploração de temas e da proposição de novos olhares para o mundo ao nosso redor. Ao lidar com conhecimentos adquiridos em sala de aula na criação de projetos, os alunos enxergam mais sentido no que estão estudando e desenvolvem novas competências.

No ambiente escolar, essa cultura só faz sentido se for usada como uma ferramenta de inovação pedagógica, com o objetivo de estimular um novo comportamento no educador e no aluno, que lidam juntos com os desafios do nosso tempo.

Serviços de Apoio Pedagógico (SAP)

– Aplicativo APOGEU: Todos os comunicados chegam até os responsáveis diretamente pelo celular em uma agenda digital inteligente. O aplicativo permite uma conexão entre pais e escola de maneira simples, segura e em tempo real.

– Monitoramento Escolar da Saúde Infantil (MESI): O Programa de Monitoramento Escolar de Saúde Infantil (MESI) foi criado para oferecer serviços interdisciplinares de atenção, prevenção e promoção de saúde em harmonia com as atividades educacionais. As ações do MESI estão divididas em dois projetos: “Atenção à Saúde” e “Prevenção e Promoção da Saúde”. O primeiro oferece uma metodologia rápida e eficaz de atendimento de qualquer desconforto físico e situações de urgência e emergência que ocorram dentro da escola. Já o segundo trabalha ações de promoção e prevenção de saúde infantil, por meio de atividades educativas e de palestras e rodas de conversa com os pais e professores.

– Brinquedos e Materiais Pedagógicos diversos

Eventos Anuais e algumas datas comemorativas trabalhadas

  • Carnaval
  • Páscoa
  • Dia das Mães
  • Dia dos Avós
  • Festa Julina
  • Dia dos Pais
  • Dia da Família
  • Semana da Criança
  • Festa de Encerramento do ano letivo
  • Formatura para a turma do Pré II

No Berçário o trabalho é desenvolvido através das sensações, experimentando e vivenciando situações que estimulem todos os sentidos.

Diferenciais trabalhados: uma série de projetos pedagógicos exclusivos são trabalhados com as crianças a partir do Maternal I. São eles:

PEQUENOS COZINHEIROS: O objetivo é desenvolver a culinária experimental e incentivar os alunos a adquirirem hábitos mais saudáveis. No refeitório da instituição, as crianças trabalham no preparo de receitas, degustam e ainda levam uma pequena amostra para casa. O projeto é conduzido por uma nutricionista do APOGEU e conta com o apoio das professoras, cozinheiras e auxiliares. Durante o preparo dos alimentos, busca-se incentivar diversos aspectos relacionados aos conteúdos desenvolvidos no planejamento pedagógico, como diferentes cores, texturas, sabores, formas, quantidade, entre outros.

MUNDO ANIMAL: O projeto tem por finalidade proporcionar à criança o contato com a natureza, trabalhando questões ligadas ao meio ambiente e à responsabilidade socioambiental. Os alunos observam de perto o comportamento de algum animal que “visita” a instituição, além de trabalharem o habitat, os alimentos, os hábitos e as curiosidades sobre o animal que conheceram de perto.

RECRIAR: O projeto é vivenciado durante todo o ano letivo e o objetivo é reaproveitar materiais descartáveis, que antes eram jogados no lixo. Além de serem utilizados em atividades voltadas à construção e reconstrução de objetos, corroboram as práticas educacionais, tornando-as mais envolventes, concretas e significativas.

SEMEAR: Por meio de uma horta instalada dentro da própria instituição, os alunos têm a oportunidade de aprender a plantar, cuidar, colher e degustar o alimento. O objetivo do projeto é contribuir com o desenvolvimento da sensibilidade das crianças na relação com o ambiente em que vivem e propiciar a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza do planeta.

BAÚ DA IMAGINAÇÃO: No planejamento anual, as novidades dos conteúdos são muitas e essa é a oportunidade de nós desenvolvermos com as crianças o projeto Baú da Imaginação. Iniciar um conteúdo novo é sempre um desafio, mas um desafio gostoso! Se pudermos alinhar o desafio de um conteúdo novo com este projeto, esta forma de apresentação fica mais tranquila e muito mais divertida. O Baú da imaginação traz a possibilidade da surpresa, do novo, do imaginário.

ARTE LIVRE: Por meio da apreciação de obras de arte diversas, de diferentes artistas, as crianças exploram, sob a mediação dos professores, a obra apresentada sob sua ótica e perspectiva. Após a roda de conversa, a professora desenvolve o trabalho com as crianças, aproveitando também o planejamento anual para trazer conteúdos pertinentes, fazendo a releitura da obra.

INFOKIDS: Os diversos conteúdos apresentam possibilidade de interagir com este projeto, portanto, levar as crianças à sala de informática ou levar os tablets para as salas possibilita que eles busquem informações, imagens, jogos, atividades, que tenham sintonia com o trabalho/conteúdo apresentado.

CINE PIPOCA: Após o trabalho com algum conteúdo, a professora seleciona PARTE de um filme que faça sentido para as crianças e que esteja em consonância com o planejamento. Em um dia determinado pelo circuito de atividades (horário), a professora leva as crianças para a sala específica deste projeto e projeta o filme para as crianças, degustando uma deliciosa pipoca! Após esse trabalho, que se iniciou com a apresentação do conteúdo, a fixação deverá acontecer e a continuidade do trabalho será na sala, com trabalhos posteriores.

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"