Por que Medicina é o curso mais concorrido nas universidades federais?

Passam-se os anos e a graduação de Medicina continua sendo a mais disputada nos vestibulares de todo o país. Disso, não há dúvidas. Mas, você sabe por que esse curso é tão concorrido e procurado pelos vestibulandos?

Motivos que levam à alta concorrência

Os motivos pessoais que levam ao interesse no curso podem ser subjetivos, isso é, individual. Contudo, listamos algumas causas possíveis. Confira abaixo.

 

1. Tradição

A profissão de médico existe há muitos anos, mesmo na época em que não existia a faculdade de Medicina. Quando não havia tantos hospitais em uma comunidade, clínicas e postos de saúde, geralmente, tinha-se poucos médicos, quase sempre alguém que vinha de uma família rica e que foi para uma cidade grande estudar, então, retornava para sua terra e exercia a profissão. Isso fez com que o médico se tornasse uma referência.

Por isso, esse segmento está presente na vida das pessoas há milhares de anos e assim, a profissão ganhou tradição e notoriedade, atrelado à importância que há em seu exercício. Muitas vezes, os próprios pais incentivam os filhos a seguirem essa profissão pela tradição e reconhecimento no mercado de trabalho. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil tem hoje uma média de 10,4 recém-formados em Medicina para cada grupo de 100 mil habitantes. Este índice é superior aos índices da França (9,5), Chile (8,82), Estados Unidos (7,76), Canadá (7,7), Coreia do Sul (7,58), Japão (6,94), entre outros países.

 

2. Gratificação

Um dos principais motivos que levam um aluno a escolher o curso de Medicina é, sem dúvida, a gratificação que o exercício do cargo pode gerar. O fato do médico ser um dos responsáveis pela promoção da saúde e salvamento de vidas gera o sentimento de recompensa em seu trabalho, que na maioria dos casos é exaustivo por conta da rotina.

Neste momento de pandemia, vimos mais do que nunca o quanto o papel do profissional da saúde é importante na sociedade. Por isso, há ainda mais valorização da profissão.

 

3. Retorno financeiro

Inegavelmente, o médico é um dos profissionais que possuem um retorno financeiro excelente pelo prestígio e importância social. Além disso, quanto maior for a especialização, maior tende a ser o salário. Então, fica a dica: vale a pena investir em pós-graduações, mestrados e doutorados!

 

4. Alta chance de empregabilidade

Por ser uma profissão essencial, independente do cenário econômico ou social, a demanda por médicos é alta. Além disso, o Brasil é um país extenso. É o quinto maior do mundo em território e o sexto em população, o que gera a procura permanente pelo profissional.

 

5. Alto custo da mensalidade

A graduação de Medicina em faculdades privadas possui um alto custo financeiro, por isso, ter a chance de se formar em uma universidade federal é a melhor alternativa para quem deseja economizar ou não possui condições para investir.

Tem o sonho de ingressar no curso de Medicina?

Pensando naqueles que sonham em ingressar na faculdade de Medicina, a Rede de Ensino APOGEU criou o Medicina PLUS. Nele é trabalhado os detalhes de assuntos estratégicos para o ENEM, bem como técnicas para facilitar o entendimento das questões, com abordagem teórica e prática, material específico e professores especialistas. Ou seja, o candidato conta com todas as potencialidades de ensino do APOGEU sem sair de casa, já que o curso é 100% on-line.

Há maior foco em exercícios e simulados, além de material didático do ELEVA (Digital e Impresso), plataforma com teoria complementar, Projeto Redação Nota 1000, plano de estudos, aulas ao vivo e gravadas e muito mais. Ah, a política de valores para este curso leva em conta a nota no último ENEM, com isso, é possível conseguir até 50% de desconto na mensalidade de acordo com os seus resultados no Exame.

Se interessou? É só se inscrever na aba “cursos on-line” em nosso site. Em caso de dúvidas, ligue ou mande uma mensagem para o WhatsApp 4000-1295.

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"