Perguntas frequentes – APG On-line

Tudo o que você precisa saber sobre o aprendizado on-line no APOGEU em tempos de isolamento social.

É possível utilizar o ensino a distância no dia a dia dos estudantes da Educação Básica?

Sim, já é uma possibilidade entre algumas instituições de ensino – e não apenas as do Superior – distribuir parte de seus conteúdos em plataformas online, oferecendo aos estudantes diversas atividades com o apoio de recursos tecnológicos e inovadores.

Por que o APOGEU suspendeu as aulas presenciais?

A paralisação das aulas (inclusive dos projetos integrais) ocorreram a partir do dia 19 de março por determinação do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG), decretada no dia 16 de março como forma de conter o avanço das transmissões do novo coronavírus. Inicialmente, a suspensão das aulas nas escolas particulares no estado ocorreria entre os dias 18 e 31 de março. Contudo, diante do cenário da doença, o retorno às atividades presenciais foi prorrogado por tempo indeterminado.

O MEC autorizou o aprendizado a distância?

Para amenizar os prejuízos causados pela pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a substituição de disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação em cursos que estão em andamento. A medida foi publicada no dia 18 de março, no Diário Oficial da União (DOU).

Quais foram as medidas tomadas pelo APOGEU?

A Rede de Ensino APOGEU foi uma das pioneiras ao lançar um projeto on-line inovador para a oferta de conteúdos para cerca de oito mil alunos. A iniciativa contempla todos os segmentos e é composta por conteúdos sólidos e altamente focados no desenvolvimento do aluno; desenvolvimento de habilidades socioemocionais, flexibilidade, individualização de aprendizado e um conteúdo motivador incorporados ao programa digital; exercícios interativos e dinâmicos; atividades diárias na Plataforma Eleva e Eduqo/QMágico, que representam o que há de mais moderno em tecnologia educacional no país; estímulo contínuo às brincadeiras e ao lazer, por meio de jogos educacionais e sugestões de atividades culinárias; aulas ao vivo no canal do YouTube voltadas para o Ensino Médio, Pré-vestibular e Pré-militar e simulados on-line que reúnem mais de 1.000 alunos nos finais de semana.

Porque não repetimos a carga horária presencial em aulas on-line ao vivo?

A Rede de Ensino APOGEU construiu um modelo específico de ensino que prioriza nosso principal foco: o aluno. Com base nisso, não replicamos a carga horária presencial nas aulas on-line porque entendemos que são duas possibilidades de aprendizagem diferentes. Se pensarmos que antes de toda esta situação ficávamos preocupados com nossos filhos que passavam muito tempo diante da tela do computador, seria incoerente dizer que nossos alunos teriam aulas durante cinco horas, virtualmente. Baseados em estudos da neurociência, entendemos que não seria sadio e nem proveitoso que alunos de educação básica ficassem esse tempo em frente a tela do computador ou do celular. No processo virtual, a aprendizagem acontece de forma mais direcionada ao aluno, que vai avançando a medida em que ele vai se organizando e se apropriando do conteúdo, no ritmo que é seu – o que ajuda neste tipo de aprendizagem é manter o ritmo, o horário, o foco.

Como serão as avaliações?

Todas as atividades realizadas de forma remota serão validadas quando as aulas presenciais forem retomadas. A distribuição desses pontos fará parte da nota do professor, ou seja, é fundamental a participação do aluno no projeto APG On-line como um todo. Para o Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, também já está definido o Projeto Interdisciplinar para ser apresentado no retorno das aulas como parte da distribuição das notas.

Além disso, o APOGEU também tem soluções eficientes para testar as habilidades e competências dos alunos, gerando dados personalizados de acordo com o desempenho individual e geral de cada turma: as Avaliações Diagnósticas. Mesmo não entrando na pontuação semestral, as avaliações diagnósticas são ferramentas pedagógicas de ponta presentes em diversos centros de excelência pedagógica mundiais e seus relatórios ajudarão a escola a identificar pontos norteadores para a elaboração dos próximos planos de ação no que tange a questão pedagógica. O exame, realizado via Plataforma Eduqo, é uma atividade diagnóstica e a participação efetiva dos alunos dará a possibilidade de entender a evolução de cada um de maneira individual e personalizada.

Como a presença do aluno será contabilizada?

As presenças estão sendo contabilizadas por meio do envio das atividades realizadas e serão validadas junto aos órgãos competentes.

As escolas parceiras também aderiram às orientações da Rede?

As unidades parceiras possuem autonomia para garantir outras medidas preventivas, de acordo com a realidade de cada localidade, porém a Rede de Ensino APOGEU aconselha que as determinações sejam atendidas.

As mensalidades continuarão sendo cobradas?

As condições financeiras relacionadas às mensalidades previstas em contrato precisam ser mantidas. E o motivo é justificável: segundo a Lei Federal 9.870/99, a contratação de serviços particulares de educação se dá por anuidades ou semestralidades escolares do ensino infantil, fundamental, médio e superior. No § 5 da referida lei, “o valor total, anual ou semestral, apurado na forma dos parágrafos precedentes terá vigência por um ano e será dividido em doze ou seis parcelas mensais iguais”.

Como proceder em caso de dificuldade para arcar com o pagamento das mensalidades?

O APOGEU está de braços e coração abertos para acolher as famílias que tiveram seu orçamento financeiro comprometido mediante ao cenário de isolamento social. Se esse for o seu caso, é crucial que entre em contato com a escola, por meio do canal Financeiro no aplicativo APOGEU. A ideia é apresentar uma proposta que caiba no bolso de cada família, seja por meio do adiamento ou do parcelamento das mensalidades.

 

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