O show tem que continuar

Compartilhe!

Em meio à pandemia, coral juiz-forano migra da escola para ambiente virtual e emociona público com apresentações online

Em razão do novo coronavírus, as aulas presenciais precisaram ser substituídas por atividades realizadas em casa, de forma on-line. Na Rede de Ensino APOGEU isso não foi diferente. A novidade é que um dos projetos da escola, o Coral Cant’Art, também resolveu se reinventar e, de forma inédita, abraçou o desafio de dar continuidade às aulas de canto na web.

As dificuldades de se implantar o projeto on-line foram logo superadas pelos benefícios proporcionados pelas atividades. A adaptação dos alunos segue surpreendendo e as duas músicas já gravadas, “Ai que saudade d’ocê”, de Vital Farias, e a versão em português de “True Colors”, de Cyndi Lauper, encantaram os usuários da internet.

Segundo a maestrina Fabiana Silva, à frente do coral desde sua implantação, em maio de 2013, algumas contribuições do projeto on-line serão utilizadas nas aulas presenciais, após o período de isolamento social. “Com a paralisação das aulas presenciais, a primeira pergunta que fiz foi: como vou manter o coral e o repertório? Os encontros são muito proveitosos não só pela arte de cantar, mas pela interação que existe. Muitas ideias acontecem pelo fato de estarmos juntos. Ou seja, esses momentos ligados à interação fazem bastante falta. Ao mesmo tempo, vieram inúmeras ideias por meio das redes sociais e contato que tenho com outros músicos. Então resolvi tentar dar sequência às aulas por videoconferências. Veio o primeiro problema: devido aos ruídos, não é possível cantar todos juntos, pois o som não chega sincronizado para todos. Resolvi então passar os ensaios separados para cada naipe. E a partir daí deu super certo. Pretendo até continuar com ensaios semanais por videoconferências quando o isolamento social acabar”, disse.

Em casa, alunos também se dedicam às aulas de canto — Foto: Divulgação

Em casa, alunos também se dedicam às aulas de canto — Foto: Divulgação

Quem faz “coro” às palavras da maestrina é Helena Carolina, da unidade Santo Antônio I do Colégio APOGEU. Segundo a aluna, do 7º ano do Ensino Fundamental (anos finais), apesar dos problemas técnicos de internet e a distância dos companheiros, os momentos são bastante proveitosos e necessários para aliviar a tensão em tempos de confinamento. “É muito importante para nós, neste momento de pandemia, continuar ensaiando e praticando. Cantar faz muito bem para minha cabeça e sempre aliviou a tensão. Também é muito bom manter o contato com os amigos, mesmo que virtualmente. A professora está dando todo o suporte e isso demonstra nossa importância no coral”, ressalta Helena.

Helena, do 7º ano, uma das participantes do coral Cant’Art — Foto: Divulgação

Helena, do 7º ano, uma das participantes do coral Cant’Art — Foto: Divulgação

Para Fabiana, a sensação prazerosa proporcionada pelo trabalho musical ainda se estende às famílias. “É um período em que todos estão sensibilizados, fragilizados e, em casa, os ensaios transformam-se em verdadeiros momentos de alegria e leveza. Os pais, que se sempre acompanharam as apresentações e participaram dos eventos, agora aplaudem ainda mais de perto, no conforto do lar”, finaliza a maestrina.

Acompanhe o trabalho do Coral APOGEU Cant’Art:

“Nossos pequenos cantores não podem perder o prazer de cantar”. A fala de Fabiana Silva representa com exatidão o propósito da iniciativa: dar continuidade às atividades do Cant’Art ao longo do período de isolamento social. “Coro é isso: estar em conjunto, mesmo que, por hora, estando distantes”, salienta.

Atualmente, o coral conta com 77 participantes. São alunos de oito a 17 anos matriculados na Rede de Ensino APOGEU que passaram pelo processo de seleção, realizado anualmente, e agora seguem com as aulas e ensaios on-line.

Os vídeos já estão disponíveis no Instagram do APOGEU (@colegioapogeu) e Coral Cant’Art (@apogeucantart). Também é possível acessá-los no canal do YouTube da Rede de Ensino APOGEU.