Home office mais produtivo e aconchegante

Com a escalada de casos confirmados do novo Coronavírus no país, a recomendação para evitar aglomerações e diminuir as chances de contágio levou muitas empresas a liberar seus colaboradores para fazer home office.

A nova rotina já é uma realidade para muita gente, mas nem todos encaram de forma simples essa transição. Por isso, organizamos algumas dicas práticas para melhorar o dia a dia de quem, de casa, precisa manter a produtividade e dar continuidade às atividades profissionais.

Vista-se para o trabalho

Mesmo em casa, é importante tirar o pijama e se arrumar como se fosse para o local de trabalho. Claro, não precisa colocar uniforme, terno e gravata ou jeans e tênis, mas é bom estar arrumado para o dia e para uma eventual videoconferência. A prática também ajuda a manter a confiança e evita a preguiça.

Escolha um local

É importante também procurar um ambiente silencioso, iluminado e ergonômico para trabalhar – sempre que possível. Trabalhar na cama, nem pensar! Além dos riscos à saúde, isso pode comprometer sobremaneira sua produtividade.

Avise seus familiares

Um cuidado especial para quem não mora sozinho e tem família em casa durante o expediente é avisar a todos que você está trabalhando. Se for possível, mantenha a porta fechada para se concentrar melhor. Claro que tudo isso depende da situação de cada um. Quem tem filhos pequenos em casa vai precisar de uma dose extra de capacidade de adaptação.

Controle as refeições

Cumprir o horário em que normalmente sairia para almoçar ajuda a preservar a sensação de rotina.  Além do almoço, planeje com antecedência o que irá comer no dia, do café da manhã aos lanchinhos, para resistir à tentação de abrir a geladeira toda vez que for levantar para uma pausa ou para ir ao banheiro.

Fique conectado

Manter contato com os colegas de trabalho, ainda mais durante uma pandemia mundial, diminui a sensação de isolamento.  Na falta de uma pausa para conversar no café da firma, mande mensagem para trocar ideias ou simplesmente perguntar como foi o almoço e que horas pretendem encerrar o expediente.

Planeje o dia seguinte durante a noite

Para começar um dia de trabalho bem, é possível tê-lo bem preparado. E só se faz isso planejando-o durante a noite. Não que se deva trabalhar o tempo todo, mas convém ao menos fazer uma lista das próximas tarefas e revisar seu trabalho do dia após o expediente.

Tenha paciência e empatia

Qualquer processo de mudança no trabalho exige um tempo para adaptação e terá desafios inesperados. No caso atual, preocupações com a saúde e o cenário incerto prejudicam a todos. Assim, é importante manter um canal aberto para comunicar e sanar dúvidas sobre medidas que passem segurança aos funcionários sobre a evolução da pandemia, o modelo de trabalho remoto, as expectativas de produtividade e eventuais conflitos.

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"