Festa Julina: conheça as tradições preferidas de duas de nossas diretoras

O meio do ano é marcado por uma das mais tradicionais festas nacionais, a Festa Julina.

Com muitas brincadeiras, quadrilhas e barracas, as festividades do mês de junho e julho caem no gosto dos brasileiros e já são diversão garantida. Influenciada pelo catolicismo, a festa contém em suas músicas e em seus ritos os três santos do mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro

 E você? Conhece algumas tradições da festa julina

 A  diretora da Escola  Arco-Íris, Rede de Ensino Apogeu, Rúbia Lopes, ressalta que o que mais lhe atrai nas festividades juninas é a união: “A vida está cada vez mais corrida, festas assim nos proporcionam a possibilidade de aproximação entre pais, alunos e professores”, explica.

Um dos pontos altos das festas juninas são as brincadeiras. Bola no alvo, boca do palhaço e correio elegante são uma das mais populares. “Um dos melhores momentos é a pescaria! Para mim é a grande sensação”, afirma Rúbia.

 A quadrilha é o ápice das comemorações. Casais dançam acompanhando o “noivo” e a “noiva”, que se “casam” e comemoram o baile durante a quadrilha. O traje dos participantes é o que a diretora da Unidade Santo Antônio, Michelle Arimatéia, mais aprecia. “O que eu mais tenho de lembrança são os vestidos de quadrilhas que são um charme!”, relembra Michelle.

 O ArraiAPOGEU terá quadrilha de 13h às 22h, confira a ordens das turmas no Facebook.

Não podemos nos esquecer das tradicionais comidas juninas inspiradas na vida no campo e que trazem aquele gostinho de comida caseira. Por ser a época de colheita do milho, muitos pratos contém o grão em sua composição, como broa, curral e até mesmo milho cozido. Michelle já tem seus escolhidos “Eu adoro canjica branca e pé de moleque”, finaliza.

Quer participar dessa festividade? Não perca o ArraiApogeu no dia 09 de agosto. Confira mais informações no nosso evento.

Sentiu saudade do último ArraiAPOGEU ? Confira a nossa cobertura fotográfica.

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"