Conheça as provas militares e prepare-se com quem é líder de aprovação em MG

Já são mais de 2 mil aprovações nos mais diversos concursos militares de todo o Brasil. Resultados que fazem do APOGEU a escola que mais aprova no segmento militar ao longo de 20 anos de atuação.

Só no ano passado, a Rede alcançou mais de 100 aprovações. As 124 admissões se dividem da seguinte forma: 35 – EPCAR, 1 – ITA/IME, 10 – Colégio Naval, 13 – AFA EFOMM, 21 – EEAr, 14 – EsPCEx e 29 – ESA. Por tamanha variedade de concursos e siglas, resolvemos explicar cada uma das instituições elencadas.

ESA

A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é o estabelecimento de ensino superior (Nível Tecnólogo do Exército Brasileiro, situado na cidade mineira de Três Corações-MG, responsável pela formação de sargentos combatentes de carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações do Exército. Para esse fim seleciona, anualmente, jovens de todas as partes do Brasil, mediante concurso público, oferecendo-lhes ensino militar destinado a aprimorar o caráter e desenvolver a capacidade física nos candidatos, também proporcionar, aos futuros sargentos – elos entre o Comando das Organizações Militares e a tropa – sólido embasamento militar.

EsPCEx

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) fica localizada na cidade de Campinas – SP. É o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), iniciando a formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. É para lá que convergem os jovens de todas as regiões do país. O ingresso na EsPCEx se dá por meio de concurso público, realizado anualmente, a duração do curso é de 1 ano, quando então, o ingressante é encaminhado à AMAN na condição de aspirante. O curso tem duração de um ano, em regime de internato.

IME

O Instituto Militar de Engenharia é uma instituição acadêmica de nível superior pertencente ao Exército Brasileiro. O IME oferece cursos de graduação e pós-graduação em engenharia, sendo considerado um centro de excelência e referência nacional e internacional no ensino da engenharia, pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica. Insere-se no Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, cooperando com os demais órgãos, por meio da prestação de serviços e pela execução de atividades de natureza técnico-científicas. O Instituto coopera, pelo ensino e pela pesquisa, também para o desenvolvimento científico-tecnológico do País.

Entre os cursos oferecidos estão: Engenharia de Fortificação e Construção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecânica e de Automóveis, Engenharia Mecânica e de Armamentos, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Cartográfica e Engenharia de Computação.

Colégio Naval

O Colégio Naval é uma instituição militar de nível médio que prepara os jovens, visando ao ingresso no Corpo de Aspirantes da Escola Naval, que é a instituição de ensino superior da Marinha do Brasil, onde são formados os seus Oficiais. No Colégio Naval, busca-se incutir o gosto pelo mar e pelo ambiente marinho, além de proporcionar uma sólida formação intelectual, moral e militar-naval.

O aluno ingressa mediante concurso público e, no período que passa no Colégio, recebe os conhecimentos do ensino médio, acrescidos de instrução militar-naval especializada, ministrados por um seleto corpo de professores e Oficiais. Alia-se a este aprendizado acadêmico e militar a intensa prática desportiva para aprimorar a condição física dos alunos. O curso do Colégio Naval tem a duração de três anos, em caráter de internato, com uma rotina militar diária em que os seus alunos se preparam para o futuro curso da Escola Naval.

EFOMM

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM é uma Universidade do Mar, um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante altamente qualificados. Na EFOMM são formados oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante três anos. 

Após o término do terceiro ano, o aluno realizará, obrigatoriamente, o Estágio de Praticante, a bordo de embarcações mercantes utilizadas na navegação marítima e no apoio marítimo, exclusivamente em empresas indicadas pelos Centros de Instrução. Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior), e passará a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º Tenente.

AFA

A Academia da Força Aérea (AFA) é um estabelecimento de ensino em nível superior da Força Aérea Brasileira situado em Pirassununga, em São Paulo, e reconhecido pelo Ministério da Educação. Tem como finalidade a formação de oficiais da ativa para os quadros de aviadores, intendentes e infantes da FAB. Os cursos de formação da AFA são equivalentes a cursos de graduação plena, os quais, embora não tenham similares no sistema civil, assemelham-se às áreas de Engenharia e de Administração. O aproveitamento do currículo nos cursos superiores civis é regulado pelo Conselho Federal de Educação do Ministério da Educação. A Educação Física e a Instrução Militar são disciplinas ministradas paralelamente, dentro de rígidos padrões e em instalações modernas. Aqui sobressaem a instrução de paraquedismo e a de sobrevivência no mar e na selva.

Oferece vagas para CFOAV – Curso de Formação de Oficiais Aviadores, destinadas a ambos os sexos, CFOINT – Curso de Formação de Oficiais Intendentes, destinados a ambos os sexos e CFOINF – Curso de Formação de Oficiais de Infantaria, destinadas ao sexo masculino 

EPCAr

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar é uma escola de ensino da Força Aérea Brasileira (FAB), sediada em Barbacena (MG). Sua missão é preparar jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA) por meio do CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar), e ao mesmo tempo proporcioná-los o complemento do Ensino Médio.

A EPCAr abre anualmente 180 vagas para que jovens brasileiros, do sexo masculino, concorram às vagas do primeiro ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar. As disciplinas que compõem a instrução ministrada no Campo Geral são as mesmas ministradas nos cursos do Ensino Médio do país. Aqueles que desejarem ingressar na AFA, para realizar o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), poderão fazê-lo desde que sua classificação esteja dentro do número de vagas destinadas aos alunos concludentes do 3º ano do CPCAR e as condições de saúde, física e psicológicas atendam aos requisitos exigidos para ingresso no 1º ano do CFOAV. As vagas para o CFOAV destinadas aos alunos egressos do CPCAR serão estabelecidas pela Portaria do Comandante da Aeronáutica, não sendo assegurada a matrícula de todos os concludentes.

ITA 

O Instituto de Tecnologia Aeronáutica é uma instituição de educação e ensino superior ligada ao comando da Aeronáutica. Está localizado na cidade paulista de São José dos Campos. O ITA possui curso de graduação de pós-graduação em áreas ligadas a engenharia, principalmente no setor Aeroespacial, sendo considerado o mais renomado centro de referência de engenharia do país. O ITA foi idealizado seguindo os moldes do MIT (Massachussets Institute of Technology), centro americano de excelência em ensino tecnológico e referência mundial no meio. 

Os cursos oferecidos são: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial

EEAr

A Escola de Especialistas de Aeronáutica é o maior complexo de ensino técnico militar da América do Sul sendo uma organização do Comando da Aeronáutica, diretamente subordinada ao diretor-geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica. O concurso é voltado para ambos os sexos em nível de Ensino Médio para o Curso de Formação de Sargentos (CFS) da Força Aérea Brasileira. A Escola de Especialistas de Aeronáutica forma sargentos em diversas áreas técnicas para atuação direta nas atividades de proteção ao voo, de controle de tráfego aéreo e em atividade de apoio administrativo e hospitalar.

O Curso de Formação de Sargentos (CFS) tem a duração de dois anos e exige que os candidatos tenham concluído o ensino médio. Já o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) tem duração de aproximadamente um ano, e o candidato deve ter concluído o curso técnico relativo à especialidade de interesse da Força Aérea. Para realizar inscrição para ambos é necessário ser brasileiro(a), ter concluído o ensino médio, não ter menos de dezessete anos ou mais de vinte e quatro anos até a data da matrícula. 

 

Turmas Militares APOGEU

As Turmas Militares do APOGEU têm como objetivo a preparação integral para os concursos mais difíceis do Brasil, com professores especializados na área. As aulas vão desde o 9º ano Militar até cursos livres específicos. A Rede de Ensino APOGEU possui turmas preparatórias para EPCAR, EsPCEx, Colégio Naval, Escola Naval, AFA, EEAr, ESA, EFOMM, ITA e IME.

Tem o sonho de ingressar na carreira militar? O APOGEU te ajuda! 

As matrículas para 2021 já estão abertas e podem ser realizadas no site. 

 

 

 

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"