Como montar um plano de estudos para as férias

Durante o período de férias é comum que os alunos que se preparam para o ENEM percam um pouco o gás. A falta da rotina de aulas leva a uma desorganização nos estudos e pode ser fatal para quem deseja estar na universidade no ano que vem.

Para vencer essa dificuldade extra, o orientador pedagógico do Colégio APOGEU, Alfredo Portugal, recomenda que os alunos elaborem um plano de estudo focado nesse período de recesso: “existe sempre uma matéria que não está totalmente clara na cabeça e aproveitar o tempo em que todos descansam para rever esse conteúdo passa a ser um diferencial”, explica.

Um plano de estudos (PDE) nada mais é do que um planejamento de como e quando estudar: “a ideia é criar um planejamento para o dia, dessa maneira já existe um objetivo e não ficamos enrolando”, diz Portugal.

Para montar um PDE, o ideal é definir quantas horas por dia você deseja estudar. Lembre-se que os estudos devem seguir duas abordagens: a teórica e a prática. De nada adianta ler por três horas a apostila de química se você não “aplicar” o que foi entendido pela leitura. Por isso, o ideal é ler por uma 1 hora aproximadamente e dedicar 30 minutos para realização de exercícios. Não deixe de fazer pequenas pausas para ir ao banheiro e se alimentar. Sem elas o corpo pode ficar sobrecarregado, diminuindo produtividade.

Para o orientador pedagógico, uma boa alternativa é planejar os estudos de revisão nas férias baseando-se no seu nível de conhecimento da matéria que já foi vista e na frequência que esta matéria é cobrada no ENEM: “primeiramente o aluno deve escolher as matérias que não ficaram tão claras quando foram vistas e que caem muito no vestibular. Em segundo lugar olhar as matérias que ele mais domina e caem no vestibular. Por último, se sobrar tempo, ele analisa as outras matérias que teve dificuldade de vencer ao longo do 1º semestre” finaliza.

O exemplo abaixo ilustra uma sugestão de estudos baseado em módulos fictícios da apostila do APOGEU.

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"