Como estudar Matemática para o ENEM?

A Matemática é uma das matérias mais importantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). E não é pra menos: são 45 questões totalmente dedicadas a ela!

A maioria das pessoas apresenta dificuldades na disciplina. Por isso, é importante que o aluno obtenha o máximo de êxito para criar um diferencial de pontuação em relação aos concorrentes.

Segundo o professor de Matemática da Rede de Ensino APOGEU, Wallace Corrêa,  os alunos têm medo da matéria por falta de domínio dos conteúdos e exercícios. “Quando o aluno domina um conteúdo tudo fica mais fácil! É importante que ele comece resolvendo os exercícios mais simples e depois passe para os mais complexos”, destaca o professor.

A primeira dica para estudar Matemática para o ENEM é simples: entender que a matéria é cumulativa! Assim, não adianta querer avançar para um conteúdo sem ter visto o anterior. Por exemplo, para resolver somas de fração é necessário dominar os conceitos de Mínimo Múltiplo Comum ou MMC. “A sugestão é que o aluno consiga resolver todos os exercícios dos conteúdos exigidos pelo ENEM”.

Lembre-se que organização é fundamental também para a Matemática! Por isso, tenha em mãos um bom material para consultar os conceitos e faça muitos exercícios. “Ler, entender, anotar e decorar as fórmulas e praticar. Essa é a receita do sucesso na Matemática!”, explica Wallace.

De acordo com o professor, é importante ainda, que o estudante não se esqueça de que o ENEM exige raciocínio rápido e aplicação dos conhecimentos adquiridos em temas do dia a dia. Anota aí: Regra de Três, Razão e Proporção, Porcentagem, Juros Simples, MMC e MDC, Função e Análise de Gráficos são os conteúdos mais exigidos no exame!

Outra dica valiosa de Wallace: resolva exercícios de provas anteriores simulando o tempo real do ENEM. Conseguir resolver as questões no tempo da prova é FUNDAMENTAL!

 “Não adianta fugir do problema. É necessário se preparar e enfrentar. Desejo a todos uma boa preparação e muito sucesso!”, conclui Wallace Corrêa.

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"