Cinco motivos para todo mundo cantar

A música tem a capacidade de trazer leveza para as dificuldades que todos temos de enfrentar no dia a dia.

Ela provoca aquela reação gostosa no cérebro: diminui o estresse, melhora a coordenação motora, fortalece o sistema imunológico, reduz sintomas de depressão e ansiedade. Em outro aspecto, mais popular e conhecido: quem canta seus males espanta, já dizia o ditado. Listamos aqui cinco motivos básicos para despertar ou potencializar o cantor que existe em cada um de nós!

Nossa saúde agradece

Cantar é considerada uma atividade aeróbica devido à quantidade de oxigênio que entrega no cérebro. Pessoas que cantam relatam que se sentem revigoradas, eufóricas ou mesmo em glória depois da prática. Além disso, cantar diminui os níveis de cortisol (hormônio do estresse), o que nos permite constituir mais anticorpos para fortalecer o sistema imune.

Há benefícios para a saúde emocional também. Isso pode ser visto no instinto materno, de cantar para ninar o bebê que chora. Cantar junto com músicas tristes quando se está um pouco para baixo ou outras felizes quando você está de bem com a vida também tem um impacto positivo em nosso humor.

Nossos cérebros amam

O canto é usado para tratar problemas neurológicos, inclusive a gagueira, mal de Parkinson, danos ao cérebro e até autismo. Essa ação pode formar novas ligações entre neurônios, o que melhora o funcionamento geral do cérebro. Tocar música, em geral, provoca efeitos no cérebro como o aumento da função cognitiva, melhoria de memória e aperfeiçoamento das funções de resolução de problemas, mostram pesquisas.

É irrelevante o som que sai

A melhor parte de tudo isso é que os benefícios são colhidos independentemente do tipo de som que sair das nossas bocas. Cante por diversão, no chuveiro, na caminhada, no trabalho. É o ato de cantar que faz com que nos sintamos bem.

Todo mundo quer cantar

Quantos de nós ouviram quando criança que não poderíamos ou não deveríamos cantar em público porque nossas vozes eram ruins? Bastante gente, né? Por causa disso, a gente desiste de usar nossas vozes para expressar nossa verdade pessoal. O motivo dessas experiências magoarem tanto, e por tanto tempo, é que usar nossa voz é um instinto primário. Lá no fundo, todo mundo quer cantar porque todo mundo foi feito para cantar! Então, cantemos!

Cantar nos ajuda a melhorar o mundo

Muitas pesquisas sugerem que cantar em grupo pode levar a um fenômeno chamado entrainment (poder de induzir a pessoa a um determinado estado cerebral com sons que estimulam o cérebro). Os pulsos dos cantores entram em sincronia, como se fossem um ritmo cardíaco em coletivo. Seguindo a mesma lógica, essa prática ajuda a ver que todos fazemos parte de um grande coletivo.

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"