Cantar pode te ajudar no Enem

Uma das maiores dificuldades para quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é controlar o nervosismo. Uma boa preparação pode ser prejudicada pela ansiedade pré-exame.

Mas, para melhorar seu desempenho, algumas atitudes simples, como cantar, podem ser de grande ajuda.  Soltar a voz, além de divertido, melhora o sistema imunológico, a capacidade pulmonar e relaxa.

Se o relaxamento já é fundamental para vencer a ansiedade e se destacar no Enem, cantar ainda tem outros pontos positivos para os estudantes. É o que afirma o responsável pelo coral Cant’art do Apogeu, Renato Alves: “ao integrar um coral, o aluno aprende que disciplina e concentração são fundamentos básicos para um coralista. Isso cria uma maturidade que ajuda na área acadêmica, rendendo bons frutos não só no Enem, como em toda outra atividade escolar”.

Quem também destaca os benefícios da atividade é o ex-aluno do Apogeu e integrante do Cant’art, Rinaldo Couto. Aprovado em 2015 pelo o Enem para o curso de Biologia, Rinaldo diz que cantar foi fundamental na sua preparação. Ao dedicar parte do seu tempo para os ensaios, o estudante potencializou a memória e a postura, o que melhorou consideravelmente o seu resultado.

Mesmo quem não pretende prestar o Enem pode se beneficiar. Um dos pontos levantados como diferenciais tanto para Renato como para Rinaldo ao participar de um coral é o aumento da sociabilidade: “ao participar do Cant’art, eu entrei em contato com pessoas muito diferentes, como alunos que não eram da minha série e professores que eu não tinha contato, isso me ajudou muito” afirmou o futuro biólogo.

Com todos essas vantagens, cantarolar fica muito mais atrativo.

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"