Bem-vindos aos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio

A Rede de Ensino APOGEU dá as boas-vindas aos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, uma importante inovação no cenário educacional que surge para agregar mais significado ao processo de ensino-aprendizagem. Aguarde! Em breve, o APOGEU vai garantir aos alunos do segmento uma nova experiência de qualidade, que lhes assegure a formação profissional e o desenvolvimento pessoal para a próxima grande etapa da vida. E mais: a ideia é propiciar um engajamento ainda maior com a cultura digital, promover mais autonomia em relação ao próprio desenvolvimento profissional e pessoal e, claro, prepará-los socioemocionalmente.

Lembrando que, diante dos desafios enfrentados durante a pandemia ocasionada pela Covid-19 em 2020 e ao longo de 2021, a ideia é que a adoção do novo currículo seja feita de maneira gradual aos alunos da 1ª série do Ensino Médio, a partir de 2022. Para isso, a equipe pedagógica segue trabalhando ª intensamente na preparação da nova proposta.

O que são os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio?

Trata-se de uma resposta aos desafios de diversificar os conhecimentos dos estudantes e propiciar-lhes uma visão de mundo mais abrangente e estratégica. A partir da implementação dos Itinerários Formativos, o objetivo é que a carga horária escolar se divida entre as disciplinas obrigatórias, na Formação Geral Básica, e a parte diversificada, com os Itinerários Formativos. Na prática, funcionará assim: além das aulas tradicionais, também serão disponibilizados horários com cursos, observatórios, projetos, oficinas e atividades em laboratórios. Serão, no máximo, 1.800 horas voltadas para as disciplinas obrigatórias e 1.200 horas para o Itinerário Formativo.

O que mudou na legislação?

Muita coisa. Em 2017, o Novo Ensino Médio e as reformas educacionais foram estabelecidas por meio da Lei 13.415. Com isso, a carga horária mínima foi alterada, e os Itinerários Formativos específicos, instaurados. Todas as mudanças foram cuidadosamente alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM), à Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Qual o objetivo dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio?

Considerados a parte ajustável da grade curricular escolar, os Itinerários Formativos são organizados para preparar o estudante para o Ensino Superior e para sua carreira profissional, com base nos sonhos e projetos de vida de cada um.

Portanto, na hora de elaborar os Itinerários Formativos, a Rede de Ensino APOGEU se apoiará tanto em áreas de conhecimento quanto em formação técnica e profissional. Em breve, serão disponibilizadas informações detalhadas sobre essa questão.

Quais são os tipos de Itinerários Formativos?

Os Itinerários Formativos são orientados para determinadas Áreas do Conhecimento e para a Formação Técnica e Profissional. 

Nas Áreas do Conhecimento têm-se:

  •       Linguagens e suas tecnologias;
  •       Matemática e suas tecnologias;
  •       Ciências da natureza e suas tecnologias;
  •       Ciências humanas e sociais aplicadas.

Já na Formação Técnica e Profissional, é feita a capacitação para o mercado de trabalho, considerando:

  •       Qualificação profissional;
  •       Formações experimentais;
  •       Habilitação profissional técnica de nível médio.

A legislação preconiza que os Itinerários Formativos estejam de acordo com pelo menos um dos eixos estruturantes, de modo a ter uma formação integral e diversificada. Os eixos estruturantes são:

  •       Investigação científica;
  •       Processos criativos;
  •       Mediação e Intervenção Sociocultural;
  •       Empreendedorismo.
Como o APOGEU vai definir os Itinerários Formativos?

Indivíduos distintos possuem sonhos distintos. Sob essa perspectiva, os Itinerários Formativos despontam como uma maneira de personalização dos estudos para que se adequem às mais diversas realidades e objetivos. Na Rede de Ensino APOGEU, são os alunos que vão escolher por qual trilha seguir ao longo do Ensino Médio. Contudo, para que a escolha seja consciente, eles vão contar com todo o suporte e orientação de profissionais altamente capacitados, que os ajudarão a identificar seus interesses e aptidões e alinhando-os a cada projeto de vida. 

Para o APOGEU, os Itinerários Formativos representam um importante salto na transformação de vida de sua comunidade estudantil.

Fique atento, pois um horizonte de possibilidades e novidades prometem movimentar as escolas da Rede. Lembrando ainda que as matrículas para 2022 já estão abertas.

Garanta sua vaga.

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"