Balanço Geral ENEM 2017 – Matemática e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

Após o segundo dia de provas do ENEM 2017, os professores de Matemática e Ciências da Natureza fizeram uma análise sobre as questões abordadas no exame. Confira!

Matemática e Suas Tecnologias

De maneira geral a prova manteve o mesmo perfil de anos anteriores, com itens que envolvem a resolução de problemas. No entanto, diferentemente das edições passadas, a prova foi mais objetiva, com enunciados menores que direcionam o aluno para o comando do item.

O exame se mostrou mais complexo que o de anos anteriores, pois além da interpretação e da aplicação de técnicas, o aluno deveria ter extrema atenção em detalhes no que diz respeito à escala e unidades.

Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

Física

Uma prova com bastante conteúdo, com nível de dificuldade de médio a difícil. As questões valorizaram a Física, necessitando de destreza e profundidade nos conteúdos.

Biologia

Em relação ás edições anteriores, houve redução do nível de exigência da prova. As questões trouxeram abordagens elementares, não exigindo criticidade e visão analítica por parte do candidato.

Dentre os conteúdos mais cobrados tiveram destaque a Ecologia e Citologia. Além disso, outros assuntos como Histologia, Seres Vivos, Genética e Fisiologia também foram abordados.

Um ponto positivo da prova foi a utilização de conhecimentos biológicos para contextualização de questões da física e química. Não houve coerência no nível de cobrança entre as três disciplinas, já que as questões de biologia apresentaram nível de dificuldade baixo, enquanto aquelas de química e física vieram na sua maioria com um grau elevado de exigência.

 

Química

Prova de química com elevado nível teórico, envolvendo questões com muita interpretação e raciocínio e exigindo muita atenção por parte dos candidatos.

 

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"