APOGEU é parceiro da equipe de Microraptor da UFJF

No mês passado, a equipe da UFJF patrocinada pelo APOGEU, Microraptor, participou da 18ª edição do SAE Brasil AeroDesign,em São José dos Campos, interior de São Paulo, ficando em 7º lugar na sua categoria.

A competição contou com mais de 100 equipes de todo o Brasil e de alguns países do exterior também. A classe que participou é formada por aviões de motores elétricos, chamada Micro.

A responsável pelo projeto, Alessandra Bitencourt, contou que a participação na competição foi muito proveitosa: “A experiência de construir um protótipo de avião e de participar da competição é muito enriquecedora, pois nós conseguimos ver o resultado de meses de trabalho duro e nos coloca frente a frente com desafios que teremos dentro da engenharia, como resolver problemas da melhor maneira possível e trabalhar em equipe”, comentou Alessandra.

A universitária que é apaixonada pela aeronáutica ainda completa “É uma chance de aprender cada vez mais. Foi muito motivador para buscar resultados cada vez melhores”, afirmou.

Conheça o projeto

O projeto Microraptor é desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é dividido em sete áreas: Aerodinâmica, Desempenho, Elétrica, Estabilidade, Estrutura, Gestão e Cargas e Aeroelasticidade, todas trabalhando em conjunto. A equipe surgiu em 2011 e é formada por 19 universitários dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Ciências Exatas e Artes e Design.

 Além de tentar criar um projeto competitivo, os estudantes sempre buscam inovação nos novos protótipos. No projeto deste ano, além de usar o Depron, as peças 3D para criar encaixes no avião são a novidade.

 

Para viabilizar a construção do modelo de 2016, o projeto Microraptor contou com arrecadação de rifas e parceiros. Alessandra disse ainda que a aliança com a Rede de Ensino APOGEU foi crucial para o projeto desse ano: “O patrocínio do APOGEU foi fundamental para o projeto 2016 e entrou principalmente para nos ajudar com a compra de materiais, como madeira de balsa, depron, colas, etc”, finalizou.

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"