APOGEU aprova 19 alunos na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Química Júnior

A Rede de Ensino APOGEU aprovou 19 alunos na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr).

Em Juiz de Fora, 42% dos aprovados são da turma 9º ano Militar do APOGEU. Em Pará de Minas, todos os alunos convocados para a segunda fase também integram o quadro de alunos da Rede.

A competição, promovida pela ABQ (Associação Brasileira de Química), coordenada anualmente pela UFC (Universidade Federal do Ceará) e UFPI (Universidade Federal do Piauí) e executada pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ), é direcionada aos estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais de escolas públicas e privadas. Em razão da pandemia, a edição realizada no dia 11 de setembro foi on-line.  O objetivo é estimular o interesse pelas Ciências da Natureza, sobretudo, Química, além de contribuir para a melhoria do ensino e identificar jovens talentos.

Na primeira fase, o exame tem caráter eliminatório, com 20 questões objetivas. Agora, na segunda fase, são dez questões também objetivas (que somam 40 pontos) e três questões subjetivas (que somam 60 pontos). As premiações possuem notas definidas, de acordo com o seguinte formato:

• Notas de 95 a 100 = medalhas de ouro;

• Notas de 85 a 94,9 = medalhas de prata;

• Notas de 70 e 84,9 = medalhas de bronze;

• Notas de 50 a 69,9 = menção honrosa.

Vale ressaltar que somente a segunda fase conta para as notas finais. Os alunos que possuírem notas superiores a 80,00 estarão classificados para a OBQ modalidade A do ano seguinte.

 

Alunos aprovados na 1ª Fase:

• Pouso Alegre: Otávio Zordan

• Santo Antônio ll: Ana Luiza Araújo, Bruna Campos, Caio Temponi, Caio Shops, Davi Lana, Joana Meckler, João Vitor Siqueira, Lavínia Eugênio, Pedro Henrique Rezende, Rhaikkonen Reis e Samuel Teles.

• Ubá: Talles Casal, Leandro Moreira eLucas Gasparoni.

• Pará de Minas: Ana Bella Almeida, Ana Clara Vasconcelos, Isabelli Reis e Maria Gabriela Silva.

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"