Aluno do APOGEU disputa Copa Mundial de Xadrez

Durante o mês de agosto, o aluno-atleta Gabriel Leão Quadros Marôcco, da unidade Santo Antônio I, irá representar não só a Rede de Ensino APOGEU, mas o país inteiro no maior evento de xadrez on-line do mundo, que acontece entre os dias 26 de julho e 31 de agosto.

A preparação e dedicação foram fatores imprescindíveis para a participação no evento. Gabriel faz aula com mestres nacionais semanalmente e estuda todos os dias por cerca de duas horas, além de participar de diversos campeonatos ao longo do ano. Em 2020, o aluno ganhou uma bolsa de estudos do APOGEU como forma de apoio à prática esportiva.

 

A Copa Mundial de Xadrez

A disputa iniciou no dia 26 de julho, mas Gabriel estreia apenas no dia 11 de agosto, às 12h, no horário de Brasília. A Copa do Mundo será disputada em cinco faixas etárias diferentes – menores de 10, 12, 14, 16, 18 e duas modalidades – aberto e feminino. Os jogadores do campeonato não devem ter atingido o 10º, 12º, 14º, 16º, 18º aniversário, respectivamente, antes de 1º de janeiro do ano de 2021.

Para a competição, cada Federação de Xadrez pode registrar três jogadores por cada categoria na fase de seleção – no total 30 jogadores. Ao final, o jogador com a melhor classificação na Copa do Mundo de 2021 por cada categoria também será qualificado para a Fide Série Grand Prix Rápida Online 2021.

“Para o APOGEU é um orgulho muito grande ter um atleta disputando um campeonato mundial. O colégio acredita muito no esporte e por isso, ficamos muito felizes de ver o sucesso dos nossos alunos. Nos últimos anos, os nossos atletas do Projeto Esportivo conquistaram medalhas expressivas no cenário nacional e, até mesmo, internacional. Esporte e educação precisam caminhar lado a lado sempre e o nosso objetivo é incentivar essa fusão cada vez mais”, relata Erik Chaves, coordenador do Projeto Esportivo da Rede de Ensino APOGEU.

 

Campeonatos regionais

Além do campeonato mundial, o atleta participará de três torneios regionais da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). O primeiro desafio de Gabriel será o Campeonato Amador Sudeste/Centro-Oeste, que acontece entre os dias 13 e 15 de agosto, na cidade de Carandaí, dois dias após sua estreia no Mundial. O segundo é o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, entre os dias 24 e 26 de setembro, em Caxambu. E por último, disputa em casa, o Festival Nacional da Criança (FENAC), que será sediado em Juiz de Fora nos dias 9,10, 11 e 12 de outubro.

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"