Abertas as inscrições para o vestibular do ITA

Até o dia 15 de setembro, os estudantes interessados em seguir carreira no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) podem se inscrever para o vestibular de 2020. Para fazer a inscrição, basta acessar o site.

De acordo com a instituição, são 150 vagas destinadas aos candidatos de todo o país, ou seja, 30 vagas a mais em relação ao ano passado. Entre a oferta, 119 vagas serão destinadas para os que decidirem cursar a graduação como civis e 31 para aqueles que optarem por realizar o curso seguindo a carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).

Podem se inscrever todos os brasileiros natos que completaram o Ensino Médio ou estão no último ano e que não completem 25 anos até o dia 31 de dezembro de 2021.

O ITA está localizado na cidade de São José dos Campos (SP).

 

Etapas do processo seletivo

O Vestibular do ITA é realizado em três etapas classificatórias e eliminatórias, sendo que as duas primeiras são de provas. A última corresponde a uma Inspeção de Saúde.

 

1ª Fase – 22 de novembro

– 15 questões objetivas de Matemática

– 15 questões objetivas de Física

– 15 questões objetivas de Química

– 15 questões objetivas de Português

– 10 questões objetivas de Inglês

 

2ª Fase – 8 e 9 de dezembro

– 1º dia: 10 questões dissertativas de Matemática e 10 questões dissertativas de Química

– 2º dia: 10 questões dissertativas de Física e Redação

As provas serão realizadas nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (BH), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Conheça os cursos de Engenharia oferecidos pelo ITA

Os cursos de graduação do ITA têm duração de cinco anos, sendo que nos dois primeiros todos os estudantes fazem o Curso Fundamental, com conteúdo básico de Engenharia. Após o Curso Fundamental, os estudantes cursam as disciplinas específicas da área que escolheu. São seis cursos oferecidos:

  • Engenharia Aeroespacial
  • Engenharia Aeronáutica
  • Engenharia Civil-Aeronáutica
  • Engenharia da Computação
  • Engenharia Eletrônica
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica

Quem opta pela carreira militar é nomeado Primeiro-Tenente no dia da formatura e passa a atuar nas diversas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB), podendo chegar ao posto de Major-Brigadeiro. Independentemente da opção, são asseguradas aos alunos do ITA alimentação gratuita e moradia a valor módico no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

Turma ITA/IME APOGEU

A Rede de Ensino APOGEU possui preparação específica para os alunos que sonham com o ingresso no Instituto Militar de Engenharia (IME) e no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).  Focada na preparação integral para os vestibulares das instituições militares, a turma IME/ITA conta com professores especialistas nas provas, que aprofundam os temas exigidos no edital atrelados aos demais conteúdos do Ensino Médio.

A excelência da Turma ITA/IME pode ser comprovada por meio dos resultados alcançados: já são mais de 80 alunos aprovados!

Clique AQUI e conheça as turmas preparatórias para concursos militares disponíveis 100% on-line.

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"