A importância de investir em formação profissional

Definitivamente, não dá mais para ficar parado no tempo! Hoje, com a velocidade das mudanças, é cobrado cada vez mais que as pessoas acompanhem o desenvolvimento do mundo, de forma ampla, seja no cenário tecnológico, nas habilidades individuais ou no autoconhecimento.

Desse modo, investir na evolução profissional é de suma importância no cenário atual. Além dos fatores recentes já citados, as mudanças globais trazidas pela pandemia a partir de 2020, se apresentam como outros motivadores da busca por formação. Acredite, o mercado não voltará tão cedo a dar sinais de procura forte e de salário interessante. Neste momento, as empresas preferem fazer mais com menos, e não arriscar tanto, como recrutar outros profissionais.

Garantir um bom posicionamento profissional em um cenário pós-pandemia, ou mesmo em um contexto em que seja necessário conviver com o vírus, está estritamente ligado à preparação e ao desenvolvimento constantes. Aprender novas metodologias e adquirir conhecimento em áreas diferentes são tarefas que mantêm a motivação e abrem os horizontes, produzindo profissionais mais capacitados e competentes para o futuro.

 

Conheça cinco possibilidades de desenvolvimento profissional

O leque de opções para quem deseja se capacitar é enorme. Apesar do cenário do “novo normal” que alterou até mesmo as formas de aprendizado, o setor profissional-educacional e de eventos se reinventou, e nem mesmo a pandemia se apresenta como desculpa para ficar “parado”. Isso porque, no universo on-line quase tudo é possível. Confira abaixo algumas formas para se desenvolver:

1. Eventos na área de interesse

Além da experiência, que hoje é muito valorizada na área de eventos, o profissional se atualiza com as novas potencialidades do mercado, adquire novos conhecimentos e conhece outras pessoas envolvidas na área.

2. Cursos de formação ou especialização

Os cursos de formação e especialização são muito eficientes para quem deseja adquirir conhecimentos e melhorar os que já possui. São também uma forma de se destacar no meio profissional, seja por meio de um curso de curta duração específico em uma habilidade ou mesmo uma pós-graduação.

3. Livros

Os livros são uma forma fácil e barata de agregar conhecimento, seja na própria área de interesse ou até mesmo para conhecer novas histórias e possibilidades.

4. Networking

Networking significa construir uma rede de contatos profissionais para trocar experiências e informações, além de potencializar oportunidades por meio de relacionamentos. Ainda assim, tome cuidado, porque quantidade não significa qualidade. Contatos sem relacionamento são apenas isso: contatos.

5. Lives e bate-papos on-line

Gostando ou não, o mundo em que vivemos é digital, e no último ano as relações tiveram que ocupar, quase que totalmente, esse ambiente. As lives e bate-papos ganharam grande espaço nesse tempo e, além de serem momentos de interação, também são ótimas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

Como o APOGEU valoriza a formação de seus professores e colaboradores

Desde o começo de 2021, a Rede de Ensino APOGEU conta com um Centro de Formação próprio. O objetivo é criar espaços de convergência que desenvolvam pessoas, potencializando os indivíduos e a Rede.

A cada mês uma variedade de formações é disponibilizada para apoiar o desenvolvimento profissional das lideranças e professores do APOGEU. Os cursos são realizados de forma síncrona e assíncrona, nos formatos remoto, híbrido, e, quando possível, também presencialmente.

“Para lidarmos com os desafios dos próximos anos, atingirmos nossas metas e nosso sonho grande, é preciso que sigamos nos desenvolvendo continuamente. Por isso, criamos um espaço de convergência e potencialização de aprendizados e saberes”, resume Makerley Arimatéia, Diretor Geral da Rede de Ensino APOGEU.

Neste mês, algumas das formações disponibilizadas são: liderança no contexto escolar, gravação e edição de vídeos pelo celular, Mentimeter (recurso digital para criar interações em tempo real, como enquetes, nuvem de palavras ou coleta de perguntas), entre outras.

 

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"