A importância da Inteligência emocional

Em um mundo dinâmico e por vezes conturbado, a saúde mental ganhou notoriedade nos últimos anos e, além de ser mais debatida, passou também a ser mais exigida nos segmentos sociais. Para lidar com os diversos desafios e as demandas atuais haja inteligência emocional.

O que é Inteligência Emocional e qual importância na vida social

Inteligência emocional é um conceito da área da psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a habilidade de lidar com eles.

Segundo uma pesquisa da TalentSmart, principal fornecedora mundial de treinamento e desenvolvimento de coaching e inteligência emocional, o Quociente Emocional pode ser mais decisivo para o sucesso na carreira do que o famoso QI, o Quociente de Inteligência.

O levantamento mostrou que cerca de 90% dos colaboradores mais bem avaliados por seus empregadores têm uma boa gestão de suas emoções. Enquanto isso, apenas 20% dos profissionais com desempenho abaixo do esperado apresentam essa mesma habilidade.

Atrelado a essa conceituação, existem também os Soft Skills, que traduzindo de forma literal, significa “habilidades interpessoais”. Esse termo é utilizado para definir as características comportamentais relacionadas ao emocional, de caráter subjetivo, que impactam na rotina de trabalho.

 

Disciplina do APOGEU valoriza habilidades socioemocionais

Para lidar com os desafios contemporâneos, desde 2017, a Rede de Ensino APOGEU desenvolve o Laboratório Inteligência de Vida (LIV), um projeto que auxilia no desenvolvimento de um repertório cada vez mais elaborado de habilidades socioemocionais.

Assim, o LIV promove experimentos focados nos sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Esse é o primeiro passo para que o indivíduo aprenda a lidar com as emoções da melhor forma possível.

Desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, os alunos passam pela disciplina e experenciam diversos temas, de acordo com seu contexto. No Infantil, as atividades, desenvolvidas por meio de material lúdico, são altamente conectadas com as crianças por meio de personagens que interagem com as experiências que as crianças vivenciam nesta faixa etária. Já no Ensino Médio, o adolescente é convidado pela sociedade a tomar decisões pessoais e profissionais, gerando uma enorme ansiedade e em alguns casos, trazendo uma série de angústias. A educação passa a ser uma oportunidade central para prepará-los para essa etapa, transformando todo o seu potencial e possibilidades.

 

Prepare seu filho para o mundo

Agora que já está por dentro do conceito de Inteligência Emocional e de sua importância no mundo contemporâneo, é hora de contar com o APOGEU para desenvolvê-la em quem você ama!

As matrículas continuam abertas! Inscreva-se AQUI 

 

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"