A história do Outubro Rosa

O mês de outubro é conhecido mundialmente como o mês de conscientização contra o câncer de mama. O movimento conhecido como Outubro Rosa tem como objetivo alertar na prevenção da doença, que é a mais comum entre mulheres do mundo todo.

Atualmente, empresas privadas e instituições públicas se envolvem nesta campanha, a fim de ressaltar a importância de um diagnóstico precoce do câncer de mama. Para isso, é necessária a realização do autoexame, além da mamografia e acompanhamento médico.

Neste post, traremos algumas informações a respeito do surgimento do Outubro Rosa e curiosidades.

Você sabe a história do movimento?

No final da década de 70, nos Estados Unidos, Susan Komen descobriu ter câncer de mama. Porém, naquela época não havia tratamento nem cura para a doença. Após sua morte, a irmã de Susan lançou uma Fundação em homenagem a ela, com o objetivo de ampliar a discussão sobre a doença.

Ao longo dos anos, o movimento teve voz em muitas cidades dos Estados Unidos, mas só em outubro de 1997 a Fundação realizou uma Corrida da Cura em Nova York e na Califórnia. Na ocasião, foram distribuídos laços da cor rosa, que se tornou símbolo da inciativa. A partir daí, o movimento se consolidou não só nos Estados Unidos, como também no mundo todo. Hoje em dia, além de campanhas institucionais, monumentos são iluminados como forma de reforçar a importância da conscientização sobre a doença.

Não fique de fora dessa causa! Realize o autoexame e ao sinal de qualquer mudança, procure um médico. A prevenção é sempre a melhor opção!

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"