7 dicas para escolher a melhor escola para seus filhos

O fim de 2017 já se aproxima e está na hora de você começar a pensar em qual escola seu filho irá estudar em 2018!

Lembre-se que é necessário conhecer a estrutura física e a proposta pedagógica do colégio pretendido e conversar com professores, coordenadores e outros pais que já têm filhos matriculados na instituição.

De modo geral, a escola ideal é aquela que proporciona condições necessárias para o desenvolvimento integral do aluno.

Confira os 7 passos que vão auxiliar você na decisão sobre a melhor escola:

1 – Liste todas as escolas que tem em mente

Faça uma lista com todas as escolas que considera serem adequadas para seu filho. Após, liste as qualidades que deseja encontrar nessas instituições.

2 – Conheça a Proposta Pedagógica

A Proposta Pedagógica – documento que orientas todas as ações da escola – é uma ferramenta fundamental, que direciona os princípios da Educação oferecida pela instituição.

Um dos elementos principais da Proposta Pedagógica é a capacidade de valorizar a Educação como meio de humanização e interação pessoal.

Além disso, a escola deve garantir a construção do conhecimento e efetiva aprendizagem.

3 – Conheça os profissionais da escola

Outro passo importante é conhecer todos os profissionais que estarão envolvidos diretamente na Educação do seu filho, como professores, auxiliares e coordenadores. Além de paixão por ensinar, um bom currículo também é imprescindível!

4 – Converse com outros pais

Converse com pais que já têm filhos matriculados no colégio e procure captar todas as informações sobre o local, método de ensino e professores envolvidos.

5 – Conheça os Projetos Educacionais

Os Projetos Educacionais contribuem para o desenvolvimento de valores e habilidades que serão essenciais para a vida acadêmica do aluno.

Não se esqueça: O aprendizado vai muito além da sala de aula!

6 – Conheça os horários escolares

Antes de iniciar o processo de matrícula, procure saber sobre o horário escolar e informações adicionais referentes ao assunto: se possui ou não período integral, o que acontece em casos de atraso do aluno, qual é o procedimento para liberação mais cedo, entre outros.

7 – Avalie a qualidade da instituição 

É importante avaliar e medir o padrão de qualidade de algumas características da escola, como o ensino, a equipe pedagógica e a infraestrutura.

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"