15 filmes para o ENEM. Confira!

Muitos estudantes aproveitam os feriados e as folgas do fim de semana para colocar o roteiro de estudos em dia e assim, seguirem bem na preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Mas, a fadiga mental é a grande vilã da rotina de estudos dos vestibulandos. Por isso, momentos de lazer são fundamentais para recarregar as energias e a vontade de estudar.

Abaixo, seguem dicas do APOGEU de 15 filmes que, além de ajudarem a relaxar, são fontes de conteúdo para o ENEM. Confira:

1)    Canudos (1998 – Sérgio Rezende):

O filme brasileiro traz como tema o episódio real da Guerra dos Canudos, em que o exército brasileiro enfrentou os integrantes do grupo religioso de Antônio Conselheiro.

2) Território Restrito (2009 – Wayne Kremer)

O filme trabalha a polêmica questão da migração nos Estados Unidos. Uma equipe de agentes de fiscalização enfrenta os problemas decorrentes do senso de dever e compaixão envolvendo pessoas que chegam ao território norte-americano em busca de uma vida melhor.

3) Samba (2014 – Olivier Nakache; Éric Toledano)

O protagonista da obra é um imigrante senegalês que vive ilegalmente em Paris há 10 anos, mas acaba sendo preso. O filme tem como principal objetivo retratar a situação de imigrantes ilegais na França.

4) O Ano em que meus Pais saíram de Férias (2006 – Cao Hamburger)

O filme conta a história de Mauro, um menino de 12 anos que tem que conviver com a ausência dos pais, perseguidos pela Ditadura Militar no Brasil. 

5) Lincoln (2012 – Steven Spielberg)

A narrativa é focada nos quatro últimos meses de vida de Abraham Lincoln, abordando os esforços do presidente para abolir a escravidão no território norte-americano. 

6)  Diários de Motocicleta (2004 – Walter Salles)

O filme é baseado na viagem e livro de memórias escrito por Ernesto Guevara de La Serna – que mais tarde se tornaria o conhecido comandante revolucionário e marxista, Che Guevara. A obra narra a expedição de 1952, que Che Guevara e o amigo Alberto Granado fizeram por toda a América do Sul.

7) Babel (2006 – Alejandro González Iñárritu)

Babel narra a história de quatro conjuntos de situações e personagens sem nenhuma ligação entre si. O objetivo é mostrar a interdependência entre os acontecimentos de diferentes continentes.

8) A Queda – As Últimas Horas de Hitler (2005 – Oliver Hirschbiegel)

O filme retrata os últimos 10 dias de vida de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial em 1945.

9) Crash – No Limite (2005 – Paul Haggis)

O tema principal do filme são as tensões raciais e sociais nos Estados Unidos mostradas através da história de personagens de realidades diferentes, que acabam entrando em conflito. 

10) 13 Dias Que Abalaram o Mundo (2000 – Roger Donaldson)

O filme narra o episódio conhecido como “Crise dos Mísseis”, em que o governo soviético instalou mísseis em Cuba capazes de carregar ogivas nucleares. O mundo ficou à beira de uma guerra nuclear, uma vez que, os Estados Unidos também havia instalado ogivas nucleares na Turquia.

11) Os Miseráveis (2012 – Tom Hooper)

O musical é uma excelente opção para se compreender a história francesa na metade do século XIX. Na obra, a Paris do início do século XIX é retratada como uma cidade cheia de mendigos, insalubridade e prestes a se rebelar contra o Absolutismo.

12) Adeus, Lênin (2003 – Wolfgang Becker)

O filme é inspirado em um importante período da história: a queda do Muro de Berlim e a reunificação das duas Alemanhas.

13) O Nome da Rosa (1986 – Jean-Jacques Annaud)

A obra detalha o período do Renascimento, movimento que veio para resgatar valores antropocêntricos e racionais e que entrou em conflito com o Teocentrismo e o dogmatismo da Igreja Católica. 

14)  O Menino do Pijama Listrado (2008 – Mark Herman)

Os horrores do Holocausto e dos campos de concentração nazistas são passados ao público através da inocente amizade entre uma criança judia e outra alemã. 

15) Hotel Ruanda (2004 – Terry George)

O protagonista da trama é Paul Rusesabagina, que salvou a vida de 1268 pessoas durante o Genocídio de Ruanda em 1994. 

 

"APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR"